Corrida promove conscientização sobre a violência doméstica

Redação Runner's World

Movimento Pela Mulher
Foto: Divulgação

A prevenção da violência doméstica, o empoderamento feminino, a igualdade de gênero e o incentivo à prática de esportes serão temas da 3ª edição da Corrida Movimento pela Mulher, que acontece no dia 25 de agosto na região do Parque Ibirapuera, em São Paulo. 

O evento foi idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) e organizado pela Life Marketing Esportivo. As modalidades incluem as distâncias 5 km e 10 km para a corrida e 5 km para caminhada. Mulheres e homens que se identificam com a causa poderão participar do evento. 

Parte da renda arrecadada será investida em ONGs que defendem os direitos das mulheres e a prevenção da violência doméstica. Algumas delas são o Instituto Maria da Penha, Projeto Vida Corrida, Geledés (Instituto da Mulher Negra), União das Mulheres e Plano de Menina.

“Correr devolveu a minha vida”, conta vítima de estupro

“É muito mais que uma corrida, é um instrumento para provocar a união. O esporte tem o poder de blindar e transformar a mulher, garantindo-lhe autoestima, autoconfiança, motivação, socialização, propósito, dedicação, saúde e felicidade”, disse Fabíola Sucasas, promotora, corredora e uma das embaixadoras da prova em um comunicado à imprensa. 

Movimento Pela Mulher faz um alerta sobre violência doméstica

Infelizmente, casos de violência doméstica estão mais próximos de nós do que imaginamos. Foi o que aconteceu com a auxiliar de enfermagem, doula e consultora de amamentação Simone Gomes, de 31 anos. “No começo, meu ex-marido se mostrou uma pessoa especial, me tratava como uma princesa, parecia só pensar no meu bem-estar. Mas assim que engravidei, fez com que eu parasse de trabalhar, passou a controlar todos os meus passos e me afastou até da minha família”, conta. 

Prevenção da violência doméstica é tema de corrida em São Paulo
Simone Gomes é um exemplo de como o esporte pode auxiliar a vítima de violência doméstica. Foto: Divulgação

A corrida entrou em sua vida na época de sua separação, quando uma amiga a presenteou com uma inscrição de prova. “Começar a correr me trouxe de volta a autoestima, o empoderamento, minha identidade, pois até então eu tinha medo de sair, não conseguia tomar decisões. Tenho certeza que a força para dar um basta na situação veio da sensação que o esporte trazia. Correndo me sentia forte, destemida. Com isso segurei a barra quando foi preciso.” Hoje, Simone coleciona medalhas e troféus das corridas das quais participa.

Serviço

3ª Corrida Movimento pela Mulher
Data: 25/8/2019
Local: região do Parque Ibirapuera, São Paulo
Largada: 7 da manhã
Valores: R$ 85 (primeiro lote); R$ 95 (segundo lote)
Inscrições: https://www.ticketagora.com.br/e/MOVIMENTO+PELA+MULHER-7852

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here