Musculação no dia da corrida: saiba quando e como conciliar os dois treinos

Por Runner's World Brasil

musculação no dia da corrida
Foto: Shutterstock

Fazer musculação no dia da corrida é uma boa escolha? Treinador e presidente da Associação dos Treinadores de Corrida (ATC), Nelson Evêncio explica como conciliar os seus treinos e garantir os melhores resultados.

Vale pontuar que as dicas a seguir são para corredores amadores, de forma geral. No caso de corredores profissionais, a orientação pode mudar em determinados períodos do ciclo.

Musculação no dia da corrida: sim ou não?

Quando for dia de membros superiores, então tudo bem a musculação acontecer antes ou depois da corrida. No entanto, vale pontuar que se for trabalhar grupos grandes, como peito e costas, sua força pode diminuir um pouco se for fazer musculação após a corrida.

“Mas como você é corredor e não fisiculturista ou halterofilista, não haverá problema”, ressalta Nelson.

Se for trabalhar membros inferiores, também não há problema em correr depois, desde que seu treino de corrida seja leve. Caso seja dia de longão, melhor evitar. “Você pode até tropeçar e cair. Passe o longo para outro dia ou a musculação para, pelo menos, dois dias depois.”

Correr na esteira é mais difícil ou mais fácil do que correr na rua? 

Treino em circuito

Também é uma alternativa para o corredor juntar musculação e treino de corrida em circuito. Você faz de seis a oito exercícios alternando com corrida.

“Você aumenta o volume de corrida e não deixa de fortalecer a musculatura. Seu tempo se torna mais eficiente e o seu treino de musculação menos monótono”, explica Nelson.

Musculação pós-corrida

Se a ideia for fazer musculação depois do treino de corrida, também é importante ter alguns cuidados.

Fazer um treino intervalado de corrida ou um treino de ritmo e finalizar com musculação não é uma boa ideia se for trabalhar membros inferiores. “Seu sistema nervoso central e sua musculatura estarão fadigados. Além da musculatura não render, você aumentará bastante o risco de ter uma lesão. Passe pra outro dia.”

Diferença entre fartlek, intervalado e tempo run 

E o mesmo vale se antes desse treino você tiver feito um longão. “Pode ser até pior em função da fadiga das fibras musculares. Afinal, seus músculos ficam se contraindo e relaxando durante horas.”

Lembre-se que escutar o seu corpo é o melhor caminho para evoluir sem lesões. Um dia de cada vez e seus objetivos vão ser alcançados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here