7 petiscos rápidos e saudáveis para qualquer hora

Não sabe o que preparar? A gente te dá umas dicas

Créditos: g-stockstudio/shutterstock

Confira dicas de petiscos saudáveis, práticos e fáceis para comer em casa

Momento de torcida e confraternização entre amigos, seja nos jogos da Copa, num churrasco ou até mesmo um jantar sempre pede um petisco para acompanhar.

Mas é preciso tomar cuidado para ficar de bem com a balança. Por isso, ir em busca de preparações que garantam sabor e saúde é essencial.

Veja então algumas dicas da nutricionista Orion Araújo, mestre pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ):

7 dicas de petiscos fáceis 

1Nuts

Ricas em gorduras boas e antioxidantes, as nuts como castanhas, nozes, pistache, amêndoa e avelã são ótimas opções de snacks.

“Isso porque elas são fontes de energia imediata e com longa duração. O que é ótimo para a disposição e a saciedade ao longo do dia”, explica Orion. Por isso, prefira sempre as versões in natura, sem adição de açúcar ou sal.

2Milho cozido

É fonte de vitamina A, folato e tiamina, que são importantes para o desenvolvimento celular e o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. E, por ser rico em fibras, também colabora para a saúde do intestino.

“Uma dica para aproveitar esta delícia é ralar a espiga e comer o milho temperado com uma pitada de sal e pimenta do reino”, sugere a nutricionista. Fuja de preparações calóricas, carregadas na manteiga e no sal.

3Tomate cereja com muçarela de búfala

Essa combinação une o cálcio e as proteínas da muçarela com os antioxidantes, como vitamina C e licopeno, do tomate.

“Indico temperar com um fiozinho de azeite, rico em ácidos graxos monoinsaturados, porque ajudam no controle do colesterol, e orégano”, recomenda.

4Pipoca

Sim, a tradicional pipoca não precisa sair do cardápio. “É fonte de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e garantem a saciedade”, pontua Orion.

Mas a melhor forma de prepará-la é na versão em pipoqueira, feita com o grão de milho in natura.  “Coloque um fiozinho de azeite e, para temperar, vale usar um pouco de sal grosso, pimenta do reino e cúrcuma”, sugere.

5Batata chips

Fuja das versões industrializadas, ricas em sódio e aditivos. “É possível fazer batata chips em casa, que fica muito mais natural, saudável e cheia de sabor”, diz. A dica é ralar a batata em forma de chips e deixar de molho em água com gelo por 30 minutos.

Em seguida, seque bem as batatas e tempere com azeite, sal grosso e pimenta do reino. Forre um refratário com papel manteiga e leve-as ao forno até ficarem bem douradas. “Também é possível fazer essa preparação com inhame, abóbora, batata doce e batata baroa”, indica a nutricionista.

6Amendoim

Outro petisco clássico, o amendoim deve ser evitado em sua versão de pacotinho. Isso porque é rico em sódio, gordura hidrogenada e outros aditivos. “Em lojas de produtos naturais, é possível encontrar o amendoim in natura, sem casca. Torre no forno por cerca de 10 minutos com uma pitada de sal grosso”.

O amendoim é fonte de vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. “Porém, consuma sem exageros. Uma porção de 100g possui cerca de 600 calorias. Por isso, o ideal é um consumo de 30g”, diz a especialista.

7Linguicinha

A vilã continua sendo a versão industrializada, em pacotinhos. “Opte pelas linguiças artesanais e, em vez de fritá-las, corte em rodelas e leve ao forno com cebolas e tomates. Além de ficarem uma delícia, a saúde vai agradecer”, conclui Orion.

Receitas saudáveis e gostosas

+ 10 receitas de pizzas saudáveis
+ Comer para correr melhor: o que comer depois do treino