Por que as minhas articulações estralam?

Por Jordan Smith, da Runner's World

articulações

Você escuta aqueles barulhos nas articulações ao se abaixar? As suas articulações estralam quando está subindo e descendo escadas? Mas será que é preciso se preocupar? Ou melhor, em que momento é preciso se preocupar?

Bom, de acordo com muitos estudos, não há uma resposta clara para o que faz com que as articulações produzam um som de estralo. Pesquisas mostram que o som que você ouve quando estrala uma junta é causado por bolhas “estourando” no líquido sinovial, o fluido que lubrifica suas articulações, de acordo com a Harvard Health Publishing. Então, o que isso significa para o resto do seu corpo?

“Com uma mecânica articular adequada, não deve haver estralo na articulação“, diz David Reavy, fisioterapeuta e fundador da REACT Physical Therapy, em Chicago (EUA). “Lembre-se de que o tecido mole [os músculos e a fáscia] cruza as articulações. Se uma articulação está fazendo barulho, a mecânica das juntas pode estar ruim.”

Reavy também diz que os estralos constantes e contínuos podem significar um problema de alinhamento. “Você está ouvindo o contato das articulações ou a fricção de um tendão ou músculo. Isso não é bom e leva a problemas.”

É preciso tratar quando as articulações estralam?

Pode ser fácil ignorar algumas desses sons, mas você precisa prestar atenção a quando e com que frequência eles acontecem. Estralos que são repetitivos a cada passo ou movimento, acompanhado por dor, ou que causam inchaço podem ser ruins. O barulho de algo “sendo moído” também é um mau sinal, já que as partes do corpo são projetadas para se moverem suavemente umas sobre as outras.

Nesses casos, Reavy recomenda procurar ajuda de um fisioterapeuta ou médico. Se o incômodo estiver ocorrendo no mesmo lugar, especialmente se houver dor, pode levar a problemas maiores. Seu corpo pode estar desenvolvendo um desequilíbrio musculoesquelético, mas um profissional treinado pode ajudar antes que fique pior. “Trazer seu corpo para um melhor alinhamento, em geral, ajudará a eliminar o problema”, diz Reavy.

+ Runfit: o que significa e como funciona o ‘retreinamento de corrida’

Por outro lado, pequenos ruídos que ocorrem ocasionalmente e não são acompanhados de dor podem, simplesmnte, ser um sinal de boa saúde das articulações. “As articulações gostam de se mover. E uma articulação se movimentando por toda a sua amplitude é uma articulação saudável.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here