Por que competir?

As provas de corrida podem ajudá-lo a conquistar qualquer meta

Ilustração: Rami Niemi.

Por Jeff Galloway

Uma das coisas mais legais da corrida é que cada pessoa pode escolher o próprio destino. Podemos determinar onde, quando e quanto correr. Decidimos participar de provas – ou não. Ninguém é menos corredor se não competir. Entretanto há várias razões que podem fazer você querer se inscrever em uma competição.

Leia mais:

Para quem está começando, intercalar corrida e caminhada é uma estratégia à prova do tempo
As subidas podem deixar você mais forte e rápido

PARA FICAR MOTIVADO

A prova pode inspirá-lo a cumprir os treinos necessários para a preparação. Para uma competição de 5 km, você terá que caminhar-correr praticamente um dia sim, outro não, evoluindo até completar um longão semanal de pelo menos 5 km. Se ainda está indeciso, tente assistir a uma prova na sua cidade: se fosse possível engarrafar a energia das linhas de largada e chegada, daria para abastecer seu carro por um ano!

PARA SE DESAFIAR

Quando corredores se reúnem em uma prova, inspiram-se uns aos outros. O entusiasmo ajuda atletas de todos os níveis a correrem mais com menos esforço. Quando completar sua primeira prova, provavelmente vai querer correr mais rápido. Amamos nos superar, e competições nos dão uma ferramenta de avaliação.

PARA EXPLORAR

Se você está cansado dos mesmos percursos nos treinos, uma prova em uma área ou parque desconhecido pode ajudá-lo a sair da rotina. Você pode descobrir o terreno e o cenário sem medo de se perder e, se gostar do local, voltar para um treino no futuro.

PARA APOIAR UMA CAUSA

Muitas provas com distâncias curtas, como os 5 km, existem para levantar fundos. A satisfação de correr para ajudar pesquisas, instituições ou ONGs é tão grande que você provavelmente não vai se importar que os “5 km” não tenham exatamente essa distância ou que os snacks pós-corrida acabem.

Você pergunte, Jeff responde
Em qual distância devo estrear em provas?

Os 5 km são uma meta possível para um iniciante, e há provas quase todo fim de semana. Você termina bem, sentindo que pode mais e de olho no calendário para marcar a próxima.

Qual é o erro mais comum entre os novatos?

Largar rápido demais. Faça do primeiro quilômetro o mais lento, com mais pausas para caminhada do que normalmente. Poupando no início, você consegue terminar inteiro.

Fato ou ficção? Não devo caminhar durante uma prova.

FICÇÃO A estratégia correr-andar pode ajudá-lo a manter as pernas fortes até o fim e não desacelerar no percurso. Ou até a terminar mais forte. E existe a regra “nunca experimente nada novo em dia de prova”. Se você não corre continuamente nos treinos, não faça isso em uma competição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here