Quais os benefícios do ciclismo para a corrida?

Por Jenny Hadfield e Jordan Smith, da Runner’s World US

Benefícios do ciclismo para corredores
Foto: Shutterstock

O cross-training é importante para tornar você um corredor mais forte. Mas às vezes pode ser difícil saber por onde começar. Uma opção? A bike. Os benefícios do ciclismo vão desde a melhora no sistema cardiovascular até o fortalecimento dos músculos das pernas. Sem contar que apostar no pedal alivia a pressão das articulações, tornando-o um cross-training ideal. 

Leia mais

+ Natação a ajudou a correr mais rápido
+ 8 exercícios de estabilidade para o core
+ 5 dicas para você começar a pedalar hoje

Para ajudar você a começar, a triatleta profissional Linsey Corbin compartilhou suas experiências e dicas para o sucesso dos seus treinamentos cruzados. Confira: 

1Quais os benefícios do ciclismo para a corrida?

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de treinar, esteja você saudável ou se recuperando de uma lesão. Não há impactos, mas ainda traz os benefícios aeróbicos. Dá para fazer vários tipos de exercícios na bicicleta, como subir ladeiras para ganhar mais força nas pernas. 

Outra opção é realizar sprints curtos para acelerar o batimento cardíaco e aumentar sua velocidade no asfalto. Você também pode apostar em um passeio mais longo e com ritmo constante para aumentar a resistência. A maior diferença entre andar de bicicleta e correr é que há menos impacto em cima da bike, então ela pode ser uma boa nos dias em que você precisa se recuperar dos treinos na pista. 

2Quais os benefícios do ciclismo para a recuperação?

O ciclismo pode beneficiar os corredores, tanto na recuperação quanto no treinamento. Uma rodagem leve ajuda na recuperação das pernas. Ela não traz impacto e você ainda faz o sangue circular em seus músculos. Ainda é possível manter a forma física se você estiver lesionado. 

3Como começar?

A melhor maneira de começar a pedalar é fazer uma aula de ciclismo indoor na academia para ver se você gosta. Ou então ir a uma loja de bicicletas local e alugar por um dia. Há todos os tipos de ciclismo: mountain bike, ciclismo de estrada, BMX… 

4Quais são as diferenças entre bikes de estrada, híbridas e de montanha?

Uma bicicleta de estrada é uma das mais tradicionais. É leve, possui trocadores de marcha e é ótima para subidas, seja rapidamente ou devagar. Elas são voltadas apenas para serem utilizadas em estradas pavimentadas. 

Uma bike tri é uma bicicleta específica usada para o triatlo e possui uma configuração de guidão diferente, que permite ao ciclista obter mais aerodinâmica, velocidade e conforto. No entanto, você pode praticar o triatlo em qualquer tipo de equipamento.

Uma bicicleta híbrida é mais adequada para o conforto e ótima para andar pela cidade. As bicicletas híbridas tendem a ser um pouco mais pesadas e não têm todos os benefícios rápidos de uma bicicleta de estrada. Existem também bicicletas de montanha destinadas a andar em trilhas de terra e bicicletas de ciclocross destinadas a uma variedade de terrenos e superfícies, incluindo terra.

5Quais exercícios de ciclismo ajudam a melhorar a corrida?

Andar de bicicleta pode ser ótimo para melhorar o condicionamento aeróbico. Os intervalados, com sprints, aumentam a sua frequência cardíaca para níveis mais altos. Uma vez por semana, faço um treino muito desafiador que envolve uma rodagem alta mas com sprints curtos. Veja como:

Começo com um pequeno aquecimento. Então faço 10 minutos de esforço máximo + 1 de mínimo. Depois, descanso de 10 a 15 minutos. Às vezes, eu faço isso em uma bike indoor, para que eu consiga escutar uma música motivadora e me concentrar ao máximo. 

6Benefícios do ciclismo: ter ajuda profissional é bom?

Sim, obter a ajuda de um profissional garantirá que você esteja na posição ideal para ser eficiente e ficar confortável. Ter a postura correta ajudará a evitar lesões. 

7O que te inspirou a começar a andar?

Eu vim da corrida e, após várias lesões, estava procurando uma nova maneira de manter a forma física no verão de 2005. Meus pais estavam saindo para andar de bicicleta e me convidaram para acompanhá-los.

Eu me apaixonei imediatamente. Havia algo sobre a liberdade de ir a lugares com duas rodas — usar os músculos, coração e pulmões para subir uma grande montanha que você normalmente sobre de carro era uma sensação de liberdade e poder para mim. 

8Qual é o seu treino favorito? 

É um longão, que geralmente envolve uma grande aventura. Adoro ver lugares sobre duas rodas que eu normalmente não iria. Minha maior paixão é escalar grandes montanhas, ver paisagens diferentes e depois descer rapidamente como recompensa pelo esforço.