Quão rápido uma pessoa pode correr, de verdade?

Fonte: Women's Health

Quão rápido uma pessoa pode correr

O ser humano mais rápido do mundo é Usain Bolt. Ele pode correr a quase 28 quilômetros por hora – algumas ruas têm limites de velocidade menores do que isso! Bolt detém o recorde para o sprint de 100 metros, com 9,58 segundos, segundo a BBC. Christian Coleman, no entanto, quebrou um recorde mundial no início deste ano para a corrida de 60 metros, chegando a 6,37 segundos. Alguns argumentam que agora ele merece o título mais rápido. Mas quão rápido uma pessoa pode correr?

Entre as mulheres, Florence Griffith-Joyner tem o mais rápido dos 100 metros em 10,49 segundos, de acordo com a IAAF.

+ Números do recorde mundial de Kipchoge em Berlim 2018

Não importa quem esteja no primeiro lugar, como pode um ser humano ser tão rápido? Quão rápido uma pessoa pode correr?

O que é preciso para correr tão rápido?

É claro que os atletas olímpicos recordistas não aparecem apenas nos Jogos sem colocar horas intensas de treinamento. Mas eles também têm a genética trabalhando em seu favor a curto prazo, diz Colleen M. Brough, P.T., D.P.T., diretor de educação clínica no Columbia RunLab.

Para correr na velocidade que a maioria dos velocistas de elite faz, você precisa de uma certa quantidade de fibras musculares dos tipos II e IIx. São as fibras de contração rápida que proporcionam movimentos rápidos e poderosos, mas que acabam rapidamente, diz Brough. A maioria das pessoas tem cerca de 50/50 de divisão do tipo I (o tipo que alimenta você através da resistência) e fibras do tipo II. “Mas os corredores de elite têm uma porcentagem maior de fibras do tipo II e tipo IIx. Geneticamente, eles terão uma vantagem.”

Enquanto isso, outras pessoas estão predispostas a ter mais fibras tipo I, então elas nascem para ficar mais fortes por mais tempo.

Então, posso treinar para correr mais rápido ou devo desistir?

Você certamente pode treinar para correr mais rápido.Mas você pode não conseguir conquistar recordes mundiais se o seu DNA não estiver pronto para o sucesso.

Movimentos de força (como agachamentos de salto e outras pliometria) e treinamento de força são importantes para aqueles que aspiram a velocidade – embora, é claro, um pouco de cardio também ajude, diz Brough. E, “quando se trata de energia, esses velocistas precisam se concentrar em maximizar a força do glúteo”.

+ 5 exercícios de quadril para fortalecer o glúteo

Com glúteos mais fortes você ativa a musculatura para uma corrida melhor. Os corredores mais rápidos tendem a aterrisar com a parte da frente do pé e uma forte impacto no joelho, diz Brough. “É quase como se eles pressionassem violentamente e destruíssem o chão abaixo deles.”

Existe um limite no quão rápido uma pessoa pode correr?

De acordo com um estudo de 2010, sim. Por causa da força das fibras musculares, parece que 64 quilômetros por hora pode ser a velocidade máxima. Considerando Bolt é mais de 16 quilômetros por hora abaixo disso, ainda há muito pela frente. Mas Brough diz que percorremos um longo caminho no decorrer dos anos em termos de aumento de velocidade geral.

“Estamos expandindo as áreas de ciência do exercício e descobrindo formas de execução mais eficientes”, diz Brough, “além de maneiras de maximizar a produção e a utilização de energia”, para ajudar os corredores a se fortalecerem e a se tornarem mais rápidos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here