Quem é Abraham Kiptum? Recordista mundial foi recusado em Chicago

Fonte: Running Magazine e Let's Run

Quem é Abraham Kiptum
Foto: Divulgação/Valencia Ciudad del Running.

No domingo (28) de manhã, um homem queniano até então desconhecido tornou-se o recordista mundial da meia maratona. Abraham Kiptum correu 58:18, quebrando um recorde de oito anos que foi conquistado por Zersenay Tadese. Mas quem é Abraham Kiptum? Como alguém quase totalmente desconhecido quebra um recorde mundial?

+ Kiptum quebra recorde mundial da meia maratona em Valencia

Quem é Abraham Kiptum?

De acordo com Jonathan Gault, do Let’s Run, Kiptum foi rejeitado pelo Bank of America Chicago Marathon este ano, porque suas credenciais, que incluíram uma vitória de 2:06:29 em Daegu em abril e um recorde pessoal de 2:05:26, não foram boas o suficiente. Agora, Kiptum está mirando a maratona de Abu Dhabi em 7 de dezembro.

Isso, segundo o site, está relacionado com as diferenças entre os sistemas de recrutamento e desenvolvimento da África Oriental e da América para os corredores.

Na África Oriental, é possível se aproximar do auge do esporte sem qualquer reconhecimento de nome. Na Maratona de Dubai tornou-se uma tradição anual para um etíope desconhecido levar o prêmio de $ 200.000. Parte disso é porque o sistema de desenvolvimento no Quênia não é simplificado como nos Estados Unidos. Os melhores corredores nas escolas secundárias americanas competem na Foot Lockers ou na Nike Cross Nationals. E todos os seus tempos estão registrados em bancos de dados como o Athletic.net. A partir daí, quase todos os corredores de longa distância americanos chegam pelo sistema NCAA.

Agora pense no ex-recordista mundial de maratona Dennis Kimetto, que foi descoberto por Geoffrey Mutai enquanto corria em uma estrada no Quênia…

A história de Kiptum levanta uma situação comum para os corredores de elite: eles estão prontos para um avanço, mas não estão recebendo uma vaga em grandes corridas. Correr em boas corridas ajuda nos resultados. É uma combinação da energia, a profundidade do campo e a antecipação de estar em uma corrida “grande”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here