Quer se manter jovem por mais tempo? Então, Corra!

Por Danielle Zickl, da Runner's World US

se manter jovem
Foto: Shutterstock

Você provavelmente está ciente dos muitos benefícios da corrida à saúde. Aumenta o seu metabolismo, mantém os músculos, ossos e articulações fortes e melhora a memória, só para citar algumas coisas. Agora, se você quer se manter jovem por mais tempo ganhou mais um motivo para correr.

Mas uma nova pesquisa acrescentou mais uma: o registro regular de quilômetros em toda a sua vida pode ajudar seu corpo a permanecer décadas mais jovem à medida que você envelhece, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Applied Physiology.

+ Corrida e HIIT têm efeitos antienvelhecimento

Pesquisadores da Universidade Ball State compararam o VO2 máximo e a aptidão muscular de 28 homens e mulheres na faixa dos 70 anos que correram, pedalaram, nadaram ou fizeram algum outro tipo de atividade aeróbica nos últimos 50 anos – uma média de cinco dias por semana totaliando cerca de sete horas – com dois outros grupos: homens e mulheres da mesma geração que não tinham se exercitado muito durante suas vidas e homens e mulheres na faixa dos 20 anos que estão atualmente ativos.

+ 4 exercícios aeróbicos de baixo impacto para dar descanso às pernas

A hipótese era que os jovens, participantes ativos, teriam melhor saúde cardiovascular e muscular do que qualquer um dos outros dois grupos. No entanto, os pesquisadores não acham que isso seja verdade.

Como se viu, os participantes mais velhos que se exercitaram ao longo da vida tinham uma composição muscular semelhante à dos participantes mais jovens do estudo. E ambos os grupos eram muito melhores que os participantes mais velhos e não ativos.

Corra mais e melhor

Segundo os autores, o exercício vitalício “preserva a capilarização do músculo esquelético [vasos sanguíneos] e enzimas aeróbicas [que degradam o glicogênio], independentemente da intensidade”. Isso significa melhor função muscular, permitindo que você corra mais forte e mais longe nos próximos anos.

Além disso, aqueles que praticaram atividade física ao longo da vida também desfrutaram de um aumento máximo de V02. A mulher do grupo tinha VO2 máx semelhante a pessoas 15 anos mais jovens do que elas; e os homens do grupo tinham VO2 máximos semelhantes aos 35 anos mais jovens. Não se sabe ainda porque os benefícios do VO2 max são diferentes para homens e mulheres.

A intensidade do exercício não fez diferença para o aumento da capacidade cardio ou o benefício para a saúde muscular.

Quer se manter jovem? Corra!

“‘Exercício é o vencedor’, essa é a mensagem que levamos para casa”, disse Scott Trappe, diretor do Ball State’s Human Performance Laboratory e principal autor do estudo, à Runner’s World. “Vimos que as pessoas que se exercitam regularmente ano após ano têm melhor saúde de maneira geral. Essas pessoas de 75 anos – homens e mulheres – têm uma saúde cardiovascular semelhante a uma de 40 a 45 anos.”

+ Estrear nos 5 km: saiba o caminho para curtir a sua primeira prova

Segundo o estudo, exercícios aeróbicos também pode garantir uma boa saúde de forma geral, reduzindo o risco de morte prematura.

+ 6 dicas para começar a correr

Outras pesquisas são necessárias para saber se a corrida e outras formas de atividade aeróbica se traduziriam em outros aspectos da saúde muscular, como massa ou estrutura. Independentemente disso, correr e acumular quilômetros semana após semana vai manter seu corpo mais jovem e em forma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here