Recordista mundial é desqualificado por trapaça

Por jane McGuire, da Runner's World UK

Foto: FINISHERPIX/Reprodução Runner's World UK

Em março, Frank Meza, de 70 anos, terminou a maratona de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2:53:10. Com esse tempo, o corredor estabeleceu um recorde para sua faixa etária. No entanto, esta semana ele foi desclassificado da corrida. Árbitros considerarem um trecho particular de sua corrida, “um feito impossível durante uma maratona”.

Depois que Meza estabeleceu o recorde em março, seu tempo incrível instantaneamente levantou suspeitas. Os corredores da Marathon Investigation e do LetsRun.com pegaram os resultados de Meza e questionaram a legitimidade de seus tempos de corrida.

Fraude na Maratona de Boston 2019: participante teria cortado caminho em prova 

Recordista mundial é desqualificado por trapaça

Esta não é a primeira vez que a corrida de Meza foi questionada. Em 2014, ele cruzou a linha da Maratona Internacional da Califórnia em 2:52:33, até as autoridades notarem que ele não passou por vários tapetes de cronometragem ao longo do percurso. Posteriormente, Meza foi banido do evento. Em 2015, seu tempo de 2:52:47 na Maratona de Los Angeles provocou suspeitas e os organizadores disseram que ele teria que correr com um fiscal oficial no ano seguinte. Mas Meza nunca participou da corrida.

Vários sites publicaram as divisões de 5 km de Meza nos tapetes de cronometragem, com uma das divisões de 5 km sendo mais rápidas do que o recorde para sua faixa etária:

Foto: XACTE/Reprodução Runner’s World UK

Há também uma foto de Meza circulando, na qual ele pode ser visto correndo de volta para o campo. Quando questionado sobre a foto, Meza afirma que ele parou por um tempo e estava voltando para a prova.

Meza diz que é inocente e afirma que não cortou nenhuma parte do percurso. Mas parou para fazer parte das corridas antes. Ele também disse ao Los Angeles Times que planeja realizar a maratona de Los Angeles com um fiscal para mostrar ao mundo que ele pode fazer um sub-3h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here