Corredor paraolímpico completa prova de 200 metros com prótese quebrada

Por Gabrielle Hondorp, da Runner's World US

Regas Woods
Foto: Reprodução/Twitter

No dia nove de junho, o atleta paraolímpico dos EUA Regas Woods largou no Para Athletics Grand Prix Grosseto, em Grosseto, Itália, com a intenção de ganhar o ouro nos 200 metros. Mas sua prótese quebrou após 50 metros de prova. Ao invés de desistir, ele seguiu em frente e finalizou a prova.

“Eu apenas lembro de olhar para trás, ver a lâmina e pensar: ‘Eu nunca desisto, você nunca pode desistir'”, disse o atleta de 38 anos à Runner’s World. “E isso é o que eu sempre digo, então eu sabia que tinha que terminar.”

Sem uma perna e parte do pulmão, brasileiro participa do Ironman 

Woods deu um salto e começou a pular em uma perna até a linha de chegada, apesar de ter sido oficialmente desclassificado. De acordo com o atleta, foram mais de 170 metros dessa forma, da retomada da prova até deixar a pista.

“No momento foi realmente desanimador”, disse ele sobre a queda. “Mas eu não queria que ninguém se preocupasse, então sorri e envolvi a multidão.”

Essa não foi a primeira vez que Woods teve problema com suas lâminas. Nos testes Paraolímpicos de 2016, Woods estava tentando o salto em distância quando, não uma, mas duas de suas lâminas quebraram ao meio. Ainda assim, o atleta participou da competição, terminando em sexto lugar no salto em distância.

E Regas Woods não para: ele planeja chegar às Paraolimpíadas de 2020 e continuará competindo nesta temporada.

Superação

Regas Woods nasceu com uma anomalia congênita que não permitiu que sua tíbia e fíbula se desenvolvessem adequadamente, por isso precisou amputar suas duas pernas quando tinha dois anos de idade.

Em 2010, ele criou a fundação Never Say Never junto com seu amigo Nick Sitwell, ajuda as crianças amputadas a “superarem as adversidades com uma atitude positiva”. Além disso, trabalha para que elas vejam que são capazes de fazer qualquer coisa que queiram fazer.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here