Relógios monitores cardíacos funcionam?

Por Scott Douglas, da Runner's World US

relógios monitores cardíacos
Créditos: Lizardflms/Shutterstock

Relógios monitores cardíacos são menos incômodos que aqueles com um faixa peitoral. Mas eles também são menos eficazes, segundo uma nova pesquisaPrincipalmente conforme você corre mais rápido.

Para um estudo publicado na internacional Cardiovascular Diagnosis & Therapy, pesquisadores na Cleaveland Clinic (EUA) fizeram 50 adultos (34 homens, 16 mulheres) correrem em uma esteira. Eles começaram a 6 km/h e adicionaram 1 km/h a cada 2 minutos, até um treino final de 15 km/h durante 2 minutos.

Os corredores usaram um eletrocardiograma, considerado o aparelho de monitoramento cardíaco mais eficaz, e também um monitor cardíaco peitoral de marca popular. Além disso, também utilizaram dois relógios monitores cardíacos entre os comercializados popularmente (das marcas Apple, Fitbit, Garmin e TomTom), um em cada pulso.

Testamos o Huawei Watch GT: veja o resultado

Os pesquisadores então compararam as medições e descobriram que, conforme os corredores iam mais rápido, menos eficazes eram os relógios monitores cardíacos. E, em todas as velocidades, as leituras no monitor peitoral eram mais precisas.

Os relógios provavelmente se tornaram menos eficazes conforme a intensidade aumentava devido ao movimento dos braços, diz Milind Desai, uma das pesquisadoras.

Relógios monitores cardíacos: isso importa na sua corrida?

Na maioria, não. Mas quando você esta fazendo treinos intensos de tiros a fim de melhorar seu condicionamento, precisão se torna importante. Se seu relógio monitor cardíaco subestima ou superestima seu condicionamento, você pode estar correndo muito rápido ou muito devagar.

Por exemplo, para ter o máximo de benefícios de um treino de VO2 máximo, você deve repetir percursos de 800 metros a um nível cardíaco máximo de 93 a 95%. Se seu máximo é 180 batidas por minuto, você precisa monitorar uma frequência entre 167 a 171. Se seu monitor mostra um erro de apenas 5 batidas, você não vai ganhar todos os benefícios que poderia.

Corra de acordo com sua frequência cardíaca e melhore seus treino

Se essa precisão é importante para você, considere usar um monitor cardíaco peitoral.

Se você não quer usar uma faixa no peito, Desai aconselha sempre considerar ao menos 5 batidas por minuto de erro (para cima ou para baixo) em seus relógios monitores cardíacos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here