Corredores dominam trilhas de Campos do Jordão no Rocky Mountain Games

Thieny Molthini, da Runner's World Brasil

rocky mountain games 2019
Galera do uphill encerrou o final de semana de provas do Rocky Mountain Games. Foto: Rosita Belink

Conhecida por suas montanhas e temperaturas mais baixas, Campos do Jordão (SP) é a escolha de turistas que buscam por belas paisagens e em dias e noites de frio e muito charme. Mas nos dias 3 e 4 de agosto, em um dos finais de semana mais frios do ano, Campos do Jordão foi tomada por corredores e ciclistas de aventura no Rocky Mountain Games 2019.

Ciclismo de estrada partiu de Santo Antonio do Pinhal. Foto: Rosita Belinky

As provas começaram logo cedo, às 7h de sábado (3), com o ciclismo de estrada, que largou de Santo Antonio do Pinhal. Foram 50 km em uma manhã fria e com bastante neblina e um visual deslumbrante. Campeão da L’Étape 2018, Otavio Bulgarelli ficou em primeiro lugar na categoria masculina, com o tempo de 01:24:10. No feminino, o lugar mais alto do pódio ficou com a campeã do L’Étape Brasil 2017 Marcella Toldi, que encerrou a prova em 01:37:05.

Corredores tomam as montanhas no Rocky Mountain Games 2019

Willian e Xico, os vencedores do canicross. Foto: Divulgação/Rocky Mountain Games

Às 10h50 a arena se rendeu ao encanto de dezenas de cães que participaram do canicross. Esses atletas emocionaram os visitante do RMG e voltaram cheios de lama (e ainda com muito gás) depois de um percurso de 6 km. . Campeões sul-americanos na categoria, Willian Fabricio de Oliveira e Xico ficaram em primeiro lugar, com o tempo de 36:45. Entre as mulheres, a vitória ficou com Nadine Spath e Tina, que terminaram o percurso em 40:32.

trail run 25 km fem rocky mpuntain games
Evelin dos Santos foi a vencedora do trail run 25 km. Foto: Divulgação/Rocky Mountain Games

Na sequência, às 11h, rolou o trail run, com percursos de 6 km, 10 km e 25 km. Nos 25 km, Celio Augusto da Rocha foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, em 01:49:41. Celio foi o vencedor dos 80 km da La Misión Brasil em 2018 e o melhor brasileiro no Mundial de Corrida de Montanha, na Itália, em 2017. Nos 25 km feminino, o primeiro lugar ficou com Evelin Fernandes Ribeiro dos Santos, com o tempo de 02:27:26.

Nos 10 km, os primeiros a cruzarem a linha de chegada foram Manoel Aparecido da Silva e Mariana Reis de Assumpção, com os tempos de 00:54:12 e 01:17:50, respectivamente. Por fim, nos 6 km, Renan Vitor conquistou o primeiro lugar ao encerrar a prova em 30:13. Louise Souza de Lima também ficou no lugar mais alto do pódio dos 6 km ao finalizar a prova em 44:07.

Lama e mais aventura

Viviane Favery, primeiro lugar feminino no mountain bike 35 km. Foto: Divulgação Rocky Mountain Games

No domingo (4), os termômetros registravam menos de 7°C quando foi dada a largada do mountain bike, às 7h. Ciclistas tomaram as montanhas de Campos do Jordão em trilhas de 25 km e 30 km. Além do percurso, o frio e a chuva foram desafios extras para os nossos atletas.

Nos 35 km, Rafael de Oliveira conquistou o primeiro lugar do pódio, com o tempo de 02:02:00. No feminino, quem ficou com a primeira colocação foi a bicampeã de XCM (a maratona do mountain bike) Viviane Favery, com o tempo de 02:17:19.

Flavio Caetano e Nicole Gobeth ficaram em primeiro lugar nos 20 km. Ele completou o percurso em 01:13:32 e ela em 02:24:56.

downhill rocky mountain games
Vagner Felix foi o vencedor do downhill. Foto: Juka Photo BR

Na sequência, às 10h30, mais emoção com o downhill. Com 01min26seg, Vagner Fenix foi o mais rápido em uma percurso de 700 metros de trilha íngreme e muito técnica, com 100 metros de desnível negativo. Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com Agda Souza de Oliveira, que finalizou o trecho 03min08seg.

Subida e muita chuva

O final de semana de provas acabou com a largado do uphill, às 12h. Corredores enfrentaram uma trilha de 3.7 km com desnível positivo de quase 709 metros debaixo de chuva e enfrentando o frio.

Bruno Henrique foi o vencedor do uphill e p Rei da Montanha. Foto: Juka Photo BR

Bruno Henrique e Evelin Fernandes foram os vencedores da modalidade, com tempo de 00:23:10.88 e 00:30:29.58, respectivamente.

Rei e Rainha da Montanha

Depois de dois dias de muitas provas, o Rocky Mountain Games 2019 coroou o Rei e a Rainha da Montanha.

Para disputar nessa categoria, os atletas precisaram encarar quatro desafios: completar as provas de ciclismo de estrada (50 km), trail run 25km, mountain bike 35 km e o uphill.

Rainha da Montanha 2019
Gabriela Carvalho é a primeira Rainha do Rocky Mountain Games. Foto: Divulgação/Rocky Mountain Games

Depois de passar por todas essas provas, Bruno Henrique e Gabriela Carvalho foram coroados Rei e Ranha da Montanha da primeira edição do Rocky Mountain Games.

Diversão para todas as idades no Rocky Mountain Games 2019

Além das provas, muitas outras atividades esquentaram a arena do Rocky Mountain Games no final de semana.

superioga
Angelica Banhara mostrou um pouco da superioga, no sábado (3). Foto: Rosita Belinky

Além de uma aula de superioga com Angelica banhara, que rolou no sábado, quem passou pelo nosso festival pode curtir show ao vivo e cinema ao ar livre. Eles ainda puderam se desafiar no slackline e se divertir no arremesso de machados.

arena rocky mountain games
Foto: Rosita Belinky

E como o evento foi para toda a família, as crianças curtiram todas as atividades do acampamento Go Outside de Aventura, como trekking e oficina de montagem de barraca.

Quer conferir todos os detalhes do festival de montanha que esquentou Campos do Jordão e conferir o ranking completo de todas as modalidades? É só acessar o site oficial do evento. E não fique de fora da próxima edição do Rocky Mountain Games.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here