Como saber se estou pronto para uma maratona?

Depois de construir a base, há um momento-chave em que você percebe que está pronto

Foto: shutterstock.

Por Susan Paul

Em geral, antes de começar seus treinos para a maratona, você deve estar correndo entre 32 e 37 quilômetros por semana. Isso normalmente significa três ou quatro treinos na semana com corridas de 6 a 12 km nos dias úteis e um longão de 16 km. Se sentir confortável com essa distância é importante, pois os 16 km são a fundação para a maratona. Quando essa quilometragem semanal parecer tranquila para você, então você estará pronto para começar seus treinos para os 42 km.

Conforme você aumenta a quilometragem, seu longão de 16 km será a distância para quando você tem uma semana leve ou de recuperação. Meu momento favorito na periodização para a maratona é quando escuto corredores dizendo “Eu vou correr apenas 16 km nesse fim de semana!” E então eles completam: “Nem acredito que acabei de dizer isso!”

Leia mais: 

8 dicas para ir dos 21 km aos 42 km
Minha primeira maratona

Eles ficam chocados que os 16 km tornaram-se a nova corrida “curta”. Esse é o momento “aha” que revela que a perspectiva deles mudou para a de um maratonista, mesmo que ainda não tenham corrido a prova. E, sim, depois de correr 25 ou 30 km, um treino de 16 km parece uma corrida curta e leve.

E à medida que você continuar construindo sua base durante os próximos meses, considere incluir alguns treinos de subida em sua planilha para impulsionar seu preparo físico. Corridas em subida vão ajudar você a se fortalecer e melhorar sua capacidade aeróbica ao mesmo tempo – uma boa vantagem para seu treinamento.

Encontrar a maratona certa para estrear também pode ser desafiador, então faça seu dever de casa. As provas mais populares costumam esgotar mais rápido, então fique atento ao calendário. Considere a cidade, a geografia, o clima, o tamanho da prova, a hora da largada, entre outros parâmetros, porque tudo isso impactará sua corrida. A data da prova escolhida vai definir o cronograma de treinamentos em relação à quilometragem, mas o tipo de terreno e percurso (plano, com subidas e descidas, trilha, etc) também são importantes.

Simular as condições de sua prova-alvo da melhor forma possível durante seu treinamento ajudará você a se preparar para atender às demandas da corrida que escolheu. Se fizer isso, as chances de um bom desempenho no dia são grandes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here