Saia da rotina

Pequenas mudanças podem aumentar sua motivação nos treinos

Foto: shutterstock.

Por Susan Paul

Corredores tendem a amar rotina: treinamos muitas vezes no mesmo horário, mesmo lugar e até a mesma quilometragem. Mas a corrida é tão versátil que você pode praticá-la para qualquer lugar, em qualquer ritmo, distância e clima. Mas, em vez disso, encontramos uma rotina que melhor se encaixa no nosso dia a dia e estilo de vida e seguimos com ela.

Leia mais:
A ciência e as histórias de vida comprovam: correr faz bem para a mente
Confira 20 dicas de ouro para se manter forte, saudável e feliz por muitos anos

O problema é que correr a mesma rota e quilometragem todos os dias significa recrutar as mesmas fibras musculares, usar o mesmo padrão de movimento e negligenciar o resto do corpo. Junto com o tédio, isso pode aumentar o risco de lesão, porque os mesmos músculos estão sendo utilizados sempre. Enquanto no começo você evoluiu com essa rotina, depois de um tempo você já se adaptou a ela, então não há nenhum desafio mental ou físico. E essa é a hora de mudar as coisas.

Dar uma variada nos treinos melhora seu condicionamento e pode aumentar sua motivação. Ao incorporar diferentes rotas, quilometragens, terrenos e paces na rotina, você recruta uma variedade maior de grupos musculares em diversos padrões de movimentos e até explora outros sistemas de energia. Isso turbina a performance e reduz as chances de lesão. Mas também requer mais planejamento, então também deixa você mais conectado mentalmente aos seus treinos.

Quando você está com tempo apertado, usar sua rota pré-estabelecida pode ser a melhor ideia, mas uma mudança simples é correr na direção oposta. Outra alternativa é mudar o pace; corra em um rimo mais tranquilo em um dia e intenso no outro.

Outra opção é fazer uma combinação de paces: aqueça primeiro, depois corra forte de um a três minutos. Depois desse esforço, vá devagar nos próximos três minutos para se recuperar. Repita essa sequência pela duração da corrida. Mesmo se o cenário e a rota forem os mesmos, correr em ritmos diferentes mantém você focado e ainda se torna desafiador pelo aumento do nível de intensidade.

Os finais de semana – ou dias em que tiver mais tempo – são bons momentos para experimentar. Encontre novos percursos que tenham terrenos diferentes – subidas, pontes ou trilhas, por exemplo. Claro, mantenha em mente a questão da segurança e procure por lugares populares e calçadas sem grandes “acidentes de percurso”.

Dicas extras

Considere aumentar sua quilometragem semanal
Isso pode ser feito estendendo apenas o longão em 10% a 20% a cada duas ou três semanas.

Faça uma prova
Marcar o compromisso pode te motivar. Escolha uma prova, inscreva-se e coloque no seu calendário. Então, baseado nessa distância, escolha a planilha de treinos mais apropriada.

Encontre um parceiro de corrida
Ter alguém para correr com você pode ser de grande ajuda, mas encontrar alguém que more perto e ainda tenha os mesmos horários disponíveis não é tão fácil. Uma outra opção é procurar por uma assessoria de corrida na sua região ou até mesmo tentar montar um grupo no seu condomínio, por exemplo, ou entre os amigos no fim de semana.