Saia da rotina

Pequenas mudanças podem aumentar sua motivação nos treinos

Foto: shutterstock.

Por Susan Paul

Corredores tendem a amar rotina: treinamos muitas vezes no mesmo horário, mesmo lugar e até a mesma quilometragem. Mas a corrida é tão versátil que você pode praticá-la para qualquer lugar, em qualquer ritmo, distância e clima. Mas, em vez disso, encontramos uma rotina que melhor se encaixa no nosso dia a dia e estilo de vida e seguimos com ela.

Leia mais:
A ciência e as histórias de vida comprovam: correr faz bem para a mente
Confira 20 dicas de ouro para se manter forte, saudável e feliz por muitos anos

O problema é que correr a mesma rota e quilometragem todos os dias significa recrutar as mesmas fibras musculares, usar o mesmo padrão de movimento e negligenciar o resto do corpo. Junto com o tédio, isso pode aumentar o risco de lesão, porque os mesmos músculos estão sendo utilizados sempre. Enquanto no começo você evoluiu com essa rotina, depois de um tempo você já se adaptou a ela, então não há nenhum desafio mental ou físico. E essa é a hora de mudar as coisas.

Dar uma variada nos treinos melhora seu condicionamento e pode aumentar sua motivação. Ao incorporar diferentes rotas, quilometragens, terrenos e paces na rotina, você recruta uma variedade maior de grupos musculares em diversos padrões de movimentos e até explora outros sistemas de energia. Isso turbina a performance e reduz as chances de lesão. Mas também requer mais planejamento, então também deixa você mais conectado mentalmente aos seus treinos.

Quando você está com tempo apertado, usar sua rota pré-estabelecida pode ser a melhor ideia, mas uma mudança simples é correr na direção oposta. Outra alternativa é mudar o pace; corra em um rimo mais tranquilo em um dia e intenso no outro.

Outra opção é fazer uma combinação de paces: aqueça primeiro, depois corra forte de um a três minutos. Depois desse esforço, vá devagar nos próximos três minutos para se recuperar. Repita essa sequência pela duração da corrida. Mesmo se o cenário e a rota forem os mesmos, correr em ritmos diferentes mantém você focado e ainda se torna desafiador pelo aumento do nível de intensidade.

Os finais de semana – ou dias em que tiver mais tempo – são bons momentos para experimentar. Encontre novos percursos que tenham terrenos diferentes – subidas, pontes ou trilhas, por exemplo. Claro, mantenha em mente a questão da segurança e procure por lugares populares e calçadas sem grandes “acidentes de percurso”.

Dicas extras

Considere aumentar sua quilometragem semanal
Isso pode ser feito estendendo apenas o longão em 10% a 20% a cada duas ou três semanas.

Faça uma prova
Marcar o compromisso pode te motivar. Escolha uma prova, inscreva-se e coloque no seu calendário. Então, baseado nessa distância, escolha a planilha de treinos mais apropriada.

Encontre um parceiro de corrida
Ter alguém para correr com você pode ser de grande ajuda, mas encontrar alguém que more perto e ainda tenha os mesmos horários disponíveis não é tão fácil. Uma outra opção é procurar por uma assessoria de corrida na sua região ou até mesmo tentar montar um grupo no seu condomínio, por exemplo, ou entre os amigos no fim de semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here