Seu pé é o seu amortecedor de impacto

Por Andreia Miana, colaboradora da RW Brasil

amortecedor de impacto
Foto: Shutterstock

Os pés são a base de apoio do corpo humano e o nosso primeiro contato com solo durante a corrida. O movimento e a estabilidade do arco do pé são controlados pelos músculos dos pés, responsáveis por dar suporte e amortecimento a eles. Então porque são raramente abordados em programas de reabilitação ou no tratamento de corredores? Temos o hábito de fortalecer os joelhos, quadris, coluna; mas e os pés?

Em geral, quando ocorrem problemas relacionados aos pés de corredores, as orientações são mais frequentemente voltadas para o uso de tênis ou palmilhas ao invés da orientação para o treinamento desses músculos.

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Precisamos repensar estes conceitos. Nossos pés são responsáveis por grande parte do mecanismo de amortecimento de impacto do nosso corpo. Se eles estão fracos ocorre uma pobre absorção muscular de impacto. Desta forma, nosso corpo tende a usar uma absorção passiva feita pelos nossos ossos do pé ou das nossas cartilagens articulares, por exemplo, o que pode gerar estresse e lesões no nosso corpo.

Quando fazer uma avaliação da sua corrida?

Se déssemos mais atenção aos nossos pés e pensássemos no alinhamento do corpo como um todo durante a corrida, os tênis seriam meros coadjuvantes no amortecimento de impacto e apenas mais uma ferramenta de auxilio na corrida, e não o protagonista como muitos o colocam hoje.

Andreia Miana Instituto VITAAndreia Miana (@andreiamiana) é gestora do Laboratório de Performance do Movimento e fisioterapeuta da reabilitação do Vita (@vita.org.br). Coordenadora de ensino do Instituto Vita (@institutovita). Aprimoramento no laboratório de biomecânica do HSS, Estados Unidos, especialista em Ciências do Treinamento Desportivo pela UNICAMP e em Fisioterapia Desportiva pela UNESP. É mestre em Biomecânica do Movimento pela UNICAMP.

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