Sexo antes de correr: faz diferença para o corpo?

Descubra as vantagens e desvantagens da prática antes da corrida.

Créditos: Antonio Diaz/Shutterstock

Entenda como o sexo antes de correr pode agir no corpo e influenciar o desempenho

Nós, corredores, somos supersticiosos. “Não queremos fazer nada de um jeito diferente, mesmo que seja alguma coisa que adoramos”, afirma a ginecologista, obstetra e maratonista norte-americana Julia Levitt.

“Porém, do ponto de vista fisiológico, não há motivo para não transar na noite anterior a uma competição”.

De acordo com um artigo publicado na revista científica Clinical Journal of Sport Medicine, intitulado “Transar na noite anterior a uma competição diminui o desempenho?”, que revisou três estudos sobre sexo pré-prova, não há nenhum motivo para haver queda no desempenho.

Segundo a pesquisa, considerando um casal comum, casado, cada pessoa só queima 25 a 50 kcal durante o sexo. Isso equivale a subir dois lances de escada e não vai diminuir suas reservas de glicogênio.

Entretanto, se você for correr uma maratona, deixar o sexo interferir nas suas horas de sono pode esgotar seus níveis de energia.

“Por isso, faça sexo de forma breve e agradável. Não participe de uma prova de resistência antes da própria prova de resistência”, aconselha Julia.

Além disso, o sexo rápido pode evitar que você sinta dor ou irritação no dia seguinte, segundo ela. Então, na medida do possível, seja delicado: uma penetração profunda e forte pode fazer o colo uterino sangrar.

Se o revestimento do seu útero é fino, você pode ter irritação e sangramento. Mesmo os longões podem provocar um pequeno sangramento em algumas mulheres. Lembre-se de que os lubrificantes à base de água podem evitar irritações provocadas por fricção.

ATENÇÃO: O conteúdo acima é uma parte da matéria “As 16 perguntas constrangedoras sobre corrida” e pode ser conferido na versão online, assinando a revista ou baixando a versão digital paga pelo app no seu celular (ed. de janeiro/fevereiro de 2018).

Dicas pós-corrida

+ O que comer depois do treino?
+ Como recuperar o corpo depois da corrida