Simplifique

A meta deve ser descomplicar. A primeira ação para correr bem é querer ir para a frente

No post passado, “pensar pra correr ou correr pra pensar?“, discutimos como o cérebro não controla os movimentos da corrida. O cérebro controla tarefas, ações voltadas a um objetivo. A medula faz o resto. Se quisermos complicar as coisas, posso falar aqui dos infinitos detalhes que compõem a biomecânica da corrida. Isto não te ajudaria a correr melhor.

img_0649Nossa meta é simplificar. Portanto, sabe qual a primeira ação para correr bem? Querer ir para frente. A essência da corrida é o deslocamento a algum ponto. Queira se deslocar para lá. Sabe o que acontecerá? O que acontece com qualquer bebê que começa a andar ou correr. Exatamente o que estou fazendo nesta foto de um ano de idade. O corpo inclina para frente, a perna empurra para trás.

Leia mais:
Estratégias mentais fortes podem ajudá-lo a correr melhor no dia da prova

Mas quanto devo inclinar? Esta aí outra pergunta que não se faz. De novo o cérebro vai querer se ocupar de algo que não é papel dele. Olhe para seu alvo (o horizonte, normalmente) e queira chegar lá. Seu corpo vai inclinar o suficiente. Em minha experiência clínica avaliando corredores, um dos erros mais comuns é manter o corpo totalmente vertical ou até inclinado para trás. Corrija isso facilmente. Basta querer chegar lá. Literalmente.

Até a próxima. Cresce!

CassioCássio Siqueira é supervisor de fisioterapia do esporte do curso de fisioterapia da USP e fisioterapeuta da Care Club, onde trabalha com reeducação funcional de corredores. É formado em fisioterapia na USP, com especialização em fisioterapia no esporte e fisioterapia em neurologia, mestre e doutorando em ciências da reabilitação também pela USP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here