Pensar na sobremesa antes da refeição pode te ajudar a emagrecer, diz estudo

Por Jordan Smith, da Runner's World US

sobremesa ajuda a emagrecer
Foto: Shutterstock

Não consegue parar de pensar em sobremesa? Talvez isso não seja tão ruim. Escolher o doce antes de decidir o resto da sua refeição te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis. É o que diz um estudo recente publicado no Journal of Experimental Psychology. Será que a sua sobremesa ajuda a emagrecer?

Bom, no estudo, os pesquisadores testaram como a ordem de apresentação do alimento afetou a escolha de alimentos e realizaram o experimento tanto em uma lanchonete física quanto em pedidos on-line.

Primeiro, eles testaram as escolhas alimentares de 134 pessoas em um buffet. Em um experimento, foi apresentado um cheesecake antes de duas opções de principal: um peixe frito com molho tártaro e batatas fritas ou uma salada com frango grelhado.

Cortar carboidratos faz mal para o coração, diz pesquisa 

Doce antes do salgado

Quando a sobremesa foi apresentada primeiro, as pessoas escolheram o prato principal mais saudáveis em ​​quase 69% das vezes. Mas quando a sobremesa foi sugerida por último, elas escolheram os pratos saudáveis ​​apenas 31% do tempo.

Por outro lado, quando a primeira opção de sobremesa era mais saudável (uma variedade de frutas frescas), o prato principal mais saudável eram escolhidos apenas 46% das vezes.

Essa mesma tendência foi observada em pedidos on-line. Quando o cheesecake apareceu primeiro, 56% dos participantes escolheram o prato principal mais leve. No entanto, apenas 44% dos participantes escolheram o prato principal mais leve, quando foi oferecida a sobremesa saudável primeiro.

A contagem de calorias para a refeição com sobremesa mais densa e o prato principal saudáveis ​​era mais baixa do que a sobremesa leve com o prato principal mais calórico. Foram 496 calorias em comparação com 865, respectivamente. Assim, você pode estar consumindo menos calorias ao escolher o cheesecake.

Afinal, sobremesa ajuda a emagrecer?

Os pesquisadores acreditam que esse comportamento posso acontecer por conta de um pensamento de compensação. Funciona mais ou menos assim, se você escolher uma sobremesa mais saudável primeiro, como frutas, então você pode fazer escolhas mais indulgentes depois.

“Os itens saudáveis ​​podem sinalizar o progresso em direção a um objetivo. Portanto, tornam os indivíduos mais propensos a escolher itens menos saudáveis”, afirmou o autor do estudo Martin Reimann, professor assistente de marketing na University of Arizona, à Bicycling.

O mesmo se aplica no outro caso. Se você sabe que já se permitiu um mimo – pense no pedaço de bolo no prato -, é mais provável que você faça outras escolhas mais saudáveis ​​para equilibrá-lo.

Então, quando você voltar do seu passeio e estiver tentado a comer tudo o que estiver à vista, tire um minuto para planejar como será sua refeição inteira. Escolher o brownie como sobremesa pode te ajudar a comer uma salada ao invés de uma pizza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here