Seu sono pode estar mexendo com os seus níveis de hidratação

Fonte: Bicycling US

sono e desidratação
Fonte: Shtterstock

Nós todos sabemos a importância de dormir o suficiente e se manter hidratado. Agora, novas pesquisas mostram que sono e hidratação estão interligados. Dormir menos que oito horas pode nos deixar mais vulneráveis à desidratação, é o que sugere um novo estudo publicado no jornal Sleep.

Sono e hidratação

Pesquisadores da Penn State (EUA) examinaram dados sobre a duração do sono de mais de 20.000 adultos nos EUA e na China. O que eles descobriram? Que as pessoas que dormiam seis horas por noite eram menos hidratadas do que as que dormiam oito horas. As que dormiam menos 16% a 59% menos hidratadas do que os que tinham mais horas de sono por noite.

Isto pode ser por conta de um hormônio antidiurético chamado vasopressina, que ajuda a regular o equilíbrio de fluidos do corpo. De acordo com o principal autor do estudo, Asher Rosinger, Ph.D., professor assistente de bioeconomia e antropologia da Penn Stat, a vasopressina aumenta no período final do sono, ajudando a prevenir a desidratação. “Então, se uma pessoa está tendo menos sono, ela pode não estar recebendo os mesmos efeitos protetores do hormônio.”

Riscos da desidratação

Segundo Rosinger, a desidratação está ligada à diminuição do desempenho cognitivo e físico, como se sentir lento em sua corrida. Ela também está relacionada ao aumento da irritabilidade e fadiga. Sem contar que, se estiver desidratado, o suor perdido durante os treinos pode piorar os níveis de hidratação.

Se o problema persistir e a desidratação se tornar crônica, aumentam os riscos de cálculos renais e infecções da bexiga.

Mas dormir mais tempo não é uma cura para a desidratação, ele alerta. No estudo, aqueles que relataram dormir mais de oito horas não estavam mais hidratados.

“As pessoas ainda precisam beber uma quantidade suficiente de água – ou comer frutas ricas em água – para ficarem bem hidratadas. O que este estudo constata é que, se eles dormem seis horas, eles têm maiores chances de hidratação inadequada.”

Portanto, mantenha uma garrafa de água com você durante o dia e inclua regularmente alimentos com maior teor de água em sua dieta. E faça do sono uma das suas prioridades também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here