Treino de força é bom em qualquer idade, diz estudo

Por Elizabeth Millard, da Runner’s World US

Treino de força é bom para qualquer idade, diz estudo
Foto: Shutterstock

Agora você não tem mais desculpa: não importa a sua idade, segundo um novo estudo, treino de força é bom para todo mundo. Mesmo se você não dedicar uma vida inteira ao esporte, ainda poderá colher os benefícios da musculação. Pessoas mais velhas e destreinadas desenvolvem músculos da mesma maneira que os atletas de muitos anos, de acordo com estudo publicado na Frontiers in Physiology. 

Pesquisadores da University of Birmingham’s School of Sport, Exercise and Rehabilitation Science, no Reino Unido, compararam a capacidade de construção muscular em dois grupos de homens de 70 e 80 anos. Sete tinham pelo menos 20 anos de treinamento de resistência no currículo. Enquanto oito não estavam acostumados a nenhum tipo de atividade física. Eles estavam todos dentro da mesma faixa de índice de massa corporal (IMC), gordura corporal, altura, pressão arterial e massa muscular.

Excesso de gordura corporal aumenta risco de depressão

Cada participante recebeu um marcador de isótopo – um tipo de bebida que mostra como as proteínas estão se desenvolvendo dentro do músculo -e, então, realizou uma sessão de força em uma cadeira extensora. 

Depois de um aquecimento de 10 repetições a 40% de sua carga máxima, o peso foi aumentado para 75%, e cada participante realizou 6 séries de 10 repetições, com dois minutos de descanso entre cada série.

Resultado: Treino de força é bom para qualquer idade

Os pesquisadores acreditavam que os atletas experientes seriam mais capazes de desenvolver músculos por causa de seus anos de condicionamento físico. Mas os resultados deste estudo mostraram que os sedentários foram tão bem quanto os demais atletas.

“Não parece importar o quão ativa uma pessoa foi ao longo de sua vida. Parece que seus músculos ainda responderão e se reconstruirão. Do mesmo modo que alguém que tenha sido altamente ativo por toda a vida”, disse o principal pesquisador do estudo Leigh Breen, professor sênior de fisiologia e metabolismo do exercício na University of Birmingham.

6 dicas para fortalecer os braços de uma vez por todas

O estudo tem suas limitações, particularmente pelo pequeno tamanho da amostra e o uso de apenas um tipo de exercício. Além disso, segundo Leigh, é difícil dizer se a resposta é diferente para mulheres mais velhas, uma vez que os processos que controlam a remodelação muscular mostraram ser diferentes entre homens e mulheres à medida que envelhecemos – provavelmente como resultado de alterações na testosterona e estrogênio.

No entanto, de acordo com Leigh, mesmo com essas ressalvas, vale a pena incentivar o treino de força para qualquer pessoa idosa que nunca tenha experimentado antes. 

“A massa e a força muscular estão associadas positivamente a um melhor funcionamento do organismo, menor risco de fragilidade, melhor recuperação de lesões e assim por diante”, disse ele. “Portanto, focar em manter ou construir massa muscular em idade avançada terá um papel fundamental na qualidade de vida à medida que envelhecemos.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here