Treino de kettlebell para você correr mais forte

Por Rick Pearson, da Runner's World UK

treino de kettlebell para corredores
Foto: Shutterstock

Uma pesquisa recente descobriu que treinos com kettlebell aumentam a capacidade aeróbica e melhoram a força do core e o equilíbrio dinâmico significativamente. Então que tal um treino de kettlebell para corredores

Além de força e performance, exercícios com kettlebell também consomem bastante calorias, chegando a queimar cerca de 20 por minuto – aproximadamente a mesma quantidade que correr a um ritmo de 3min44/km. “É um equipamento simples que pode melhorar a resistência muscular, a potência e a capacidade cardiovascular – todos eles elementos que ajudam você a se tornar um corredor melhor”, diz Phillippa Gillespie-Eyles, instrutora de kettlebell em Londres.

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A treinadora recomenda que corredores incorporem 2 sessões de 30 minutos de exercícios com kettlebell por semana em seus programas de treinamento e afirma que os resultados começam a ser notados dentro de um mês.

Treino de kettlebell para corredores

A seguir, três exercícios para você experimentar e sentir os efeitos: 

1Swing

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Foto: Runner’s World UK

Este exercício fortalece os quadris – que é o ponto fraco de muitos corredores. Faça 2 séries de 50 swings, com 1 minuto de descanso entre cada uma. “Ele trabalha e aumenta a potência dos glúteos, posteriores de coxa e lombar”, afirma Phillippa.

2Agachamento

treino de kettlebell para corredores
Foto: Runner’s World UK

Segure o kettlebell com as duas mãos e agache até que seus cotovelos toquem os joelhos. Faça 3 séries de 15 repetições (com 1 minuto de descanso entre cada série). “Este exercício é ótimo para o quadríceps, posteriores de coxa, glúteos, abdômen e lombar”, conta Phillippa.

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3Passar o kettlebell entre as pernas

treino de kettlebell para corredores
Foto: Runner’s World UK

Passe o kettlebell entre as pernas, formando um “8” lateralmente. Faça 5 rotações. Descanse e depois repita 3 vezes. Phillippa diz que o exercício “move o corpo em um plano diferente de movimento, trabalhando membros inferiores, core e ombros”.

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