Treino mental

Três maneiras de turbinar seu sistema neural

Foto: shutterstock.

Por James Witts

MELHORE SUA CONSCIÊNCIA CORPORAL

O treinador de endurance Darren Smith recomenda trabalhar a propriocepção. “É fácil. Apenas fique em uma perna só enquanto escova os dentes de manhã. Pode parecer estranho, mas isso melhora sua consciência corporal e torna sua corrida mais eficiente”, ele explica. Você pode aumentar o desafio aos seus neurônios e estimular mais adaptações fazendo a mesma coisa com os olhos fechados e, depois, progredir para um salto e aterrissagem com uma perna só.

VISUALIZE UM NOVO RECORDE PESSOAL

“Os melhores atletas praticam visualizações mentais”, afirma Ian Robertson, professor de psicologia em Dublin, na Irlanda. “Análises de ressonância magnética realizadas em atletas durante uma visualização demonstraram que a maioria dos caminhos neurais em ação na prática esportiva também é ativada quando imaginamos que estamos nos exercitando. Portanto visualizar sua corrida com um resultado positivo pode melhorar sua performance.

Leia mais:

Cuidado com a fadiga
Mente positiva, corpo são
Estratégias mentais fortes podem ajudá-lo a correr melhor no dia da prova

TRABALHE O CORE

Realizar uma tarefa mental monótona durante a corrida ativa o córtex cingulado anterior do cérebro, que tem papel fundamental na percepção de esforço. Faça isso durante o treinamento e interrompa antes de uma prova para reduzir sua percepção de esforço. Baixe algum joguinho no seu celular e coloque-o na sua frente quando estiver na esteira. “Há um em que você tem que dizer a cor de uma palavra em vez da própria palavra. Esse tipo de exercício ativa mais uma determinada área do cérebro que simplesmente se exercitar”, diz Ian.

Exercícios neurológicos

O treinador britânico Mike Antionades mostra como reprogramar seus caminhos neuronais

01 FOCO NA POSTURA
“A perna se movimenta em ciclos, ativando os músculos responsáveis por uma boa técnica de corrida”, diz Mike. Ao correr, tente utilizar a parte de trás das pernas. Comece com o calcanhar e tente trazê-lo acima da altura da articulação do joelho. Isso vai produzir um ciclo de movimento que reduz o número de passadas. Pratique séries curtas de 20 a 30 segundos e relaxe.

02 ATIVE A PARTE POSTERIOR DO CORPO
POR QUÊ? Para melhorar a ativação de glúteos e isquiotibiais. A passada de muitos corredores é focada demais nos quadríceps e nos flexores de quadris, o que causa o enrijecimento das bandas iliotibiais. Por isso, mantenha o joelho relaxado, não estendido, e incline o corpo a partir do quadril, não da lombar.
COMO? Dê um passo curto à frente com a perna esquerda, mantendo o joelho ligeiramente flexionado. Flexione o quadril e leve a mão oposta à frente. Você vai sentir a parte posterior da coxa e dos glúteos, assim como a região lombar. Sustente o alongamento por 2 segundos e volte à posição inicial. Repita 10 vezes com a mesma perna e troque de lado. Faça 5 séries de 10 repetições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here