Ultramaratona de Barkley: a prova de 60 horas que apenas 15 pessoas concluíram

Por Andrew Dawson, da Runner's World US

Ultramaratona de Barkley 2
Foto: Brian Dalek

Criada por Gary “Lazarus Lake” Cantrell, a Ultramaratona de Barkley é uma das mais difíceis ultramaratonas do mundo. Aqui está o que você precisa saber sobre a misteriosa corrida que acontece nas colinas do Tennessee, nos Estados Unidos.

A história por trás da Ultramaratona de Barkley

Em 1977, James Earl Ray, que assassinou Martin Luther King Jr., escapou da Penitenciária Estadual de Brushy Mountain, na cidade de Petros, no Condado de Morgan, Tennessee. Uma perseguição maciça ocorreu durante mais de dois dias. Ray, no entanto, só percorreu cerca de 13 quilômetros em torno da penitenciária até ser pego.

Mas Cantrell acreditava que poderia chegar a 161 quilômetros nas montanhas ao redor da penitenciária. Assim, Barkley nasceu.

Dizem que o nome vem do vizinho de Cantrell, Barry Barkley. A razão para isso não está clara. A primeira corrida oficial do Barkley foi em 1986.

Ultramaratona de Barkley 1
Foto: Brian Dalek

Tamanho e composição do percurso

Embora a corrida tenha crescido em popularidade nos últimos anos, ela limita os participantes a cerca de 40 pessoas todos os anos.

São participantes de todas as habilidades, desde corredores de elite até pessoas que, diz Cantrell, não têm o que fazer ali. Isto é especialmente verdadeiro para quem recebe o número de peito nº 1, conhecido como o sacrifício humano.  É a única pessoa que Cantrell acha que tem menos chance de terminar. A cada ano, a lista oficial de participantes é mantida em segredo até a prova começar.

Como o registro para a corrida funciona

A corrida é popular, mas o processo de inscrição é um segredo. A informação que existe diz que enviar um formulário que pode mudar todos os anos e uma taxa de registro não reembolsável de US$ 1,60 é o suficiente para entrar. No entanto, quando e como é um segredo bem guardado. Não há um site oficial da corrida.

Se você for aceito na corrida, receberá uma carta. Também se espera que os corredores paguem outra taxa, que muitas vezes toma a forma de uma peça de roupa, como uma camisa branca de botão ou meias. Cantrell escolhe o item para trazer para a corrida a cada ano.

Os novatos – ou ““Barkley virgins” (em tradução livre “virgens de Barkley”), como Cantrell os chama – também são convidados a trazer uma placa de seu estado ou país.

Ultramaratona de Barkley 3
Foto: Brian Dalek

Um olhar sobre o percurso

Para sua principal referência você deve saber que isso acontece no Frozen Head State Park, que fica em Wartburg, Tennessee. De lá passa pelo parque, pela Penitenciária Estadual de Brushy Mountain e por terrenos e voltas complicadas.

Você deve completar cinco voltas do percurso para ganhar o título de Barkley Finisher. A distância para cada uma é de cerca de 32 quilômetros, de acordo com Cantrell. Embora os corredores frequentemente contestem a afirmação dizendo que é quase uma maratona.

A elevação é um dos desafios mais notáveis ​​da corrida. O ganho total de elevação é de 18.288 m. Se você completar as cinco voltas é o equivalente a escalar o Monte Everest duas vezes.

Estando na floresta e muitas vezes fora de trilhas, os corredores são submetidos aos espinhos e a outras plantas desagradáveis.

Ultramaratonista morre em queda durante de corrida de montanha 

Data da corrida

A corrida acontece historicamente durante o primeiro fim de semana de abril, embora tenha sido disputada em março antes, para se livrar de espectadores. Somente corredores são permitidos no percurso. A mídia e os espectadores ficam em quarentena em apenas dois pontos. Enquanto isso, as equipes devem esperar no acampamento perto do portão amarelo no Parque Estadual de Frozen Head.

Como funciona a Ultramaratona de Barkley

O horário de início da Ultramaratona de Barkley ocorre entre meia-noite e meio-dia, geralmente em um sábado. No entanto, os participantes nunca são informados quando a corrida começa oficialmente. A única indicação que eles recebem para a hora de início é de Cantrell soprando uma concha. Isso pode acontecer no meio da noite e significa que a corrida começará exatamente uma hora depois.

Em seguida, os corredores se alinham em um portão amarelo em um acampamento dentro do Frozen Head State Park. Quando Cantrell acende um cigarro, a corrida começa e o cronometro é iniciado. Os participantes então têm 60 horas para completar a corrida.

Os corredores devem tocar o portão amarelo quando saem. Quando completam uma volta, eles devem tocar o portão novamente para terminar oficialmente. Uma vez que isso é feito, eles podem voltar para a sua equipe e se recuperar. Quando estão prontos para voltar, eles recebem um novo número e tocam o portão para começar de novo.

Corredor faz fotos de ultramaratonistas na Indonésia e o resultado é incrível 

Novos desafios a cada volta

O número de peito é muito importante na Ultramaratona de Barkley. Não acompanha o corredor nem divide; em vez disso, cada volta exige que os corredores cheguem a vários pontos do parque. Nesses postos de controle, há livros que Cantrell colocou lá. Seu número de inscrição é o número da página que você precisa extrair desse livro. Normalmente, nove a 11 livros são colocados na mata. Se você estiver sem alguma página, não completará oficialmente o ciclo. Há um mapa na linha de partida para os corredores copiarem. E não  há tecnologia de GPS ou marcações de curso disponíveis para os corredores.

Para completar a corrida, você deve realizar o percurso cinco vezes. As duas primeiras voltas são feitas no sentido horário. As outras duas são executados no sentido anti-horário. A volta final o corredor pode escolher: sentido horário ou anti-horário. Cada volta deve ser feita em 12 horas para tentar o percurso completo. Mas existe ainda a “Fun race”, nessa prova são três voltas com um limite de tempo de 13 horas e 20 minutos para cada uma delas (40 horas no total).

A maioria dos corredores luta para completar uma volta. É considerada uma grande honra completar o “Fun Run”, que é de três voltas.

Se for desistir, você para no portão de largada amarelo e uma corneta é tocada para simbolizar sua saída da corrida.

Concluintes da Ultramaratona de Barkley

Não deve ser difícil acreditar que não tenha havido muitos finalistas ao longo das três décadas em que a Ultramaratona de Barkley tem acontecido. A “Fun Run” não foi sequer concluída até 1988 por “Frozen” Ed Furtaw, quando a corrida tinha aproximadamente 88 quilômetros. Depois disso, demorou até 1995 para alguém completar todas as cinco voltas.

Apenas 15 pessoas completando todos as cinco voltas em menos de 60 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here