Vantagens dos grupos de corrida e como criar o seu

Descubra como montar um grupo e veja os benefícios de estar acompanhado

Crédito: YanLev/shutterstock

Monte sua própria turma e colha os benefícios de grupos de corrida

Por Jessica Migala

Dicas para correr em grupo

Encontrar amigos suficientes

“Se você está montando um grupo, chame pelo menos três parceiros de corrida”, recomenda Kelly Maurer, diretor-técnico de uma assessoria em Baltimore (EUA).

Dessa forma, terá pelo menos uma pessoa com quem correr se o despertador ou uma criança doente desfalcar parte da turma. Ou você pode se juntar ao grupo do bairro para garantir que nunca rodará sozinho.

“A companhia de amigos corredores ajuda a lidar com a inevitável fadiga mental e física que acompanha os longões”, diz o treinador norte-americano Matthew Forsman, técnico de São Francisco (EUA). Encontre um grupo perguntando no Facebook, no trabalho, na academia.

 Estabelecer quando

Se você está organizando um grupo, escolha um dia e um horário e se man­tenha fiel a ele (por exemplo, sábado às 7h) para evitar confusões desde o princípio.

“Todo mundo pode anotar o treino na agenda e priorizá-lo, como qualquer outro compromisso”, diz Kelly.

Se os membros do grupo vivem em regiões opostas da cidade, escolha um ponto de encontro de comum acordo no meio ou reveze os lugares de saída semanalmente.

Revezar a liderança

Matthew recomenda nomear dois ou três “capitães” que se comprometam com o planejamento e as tarefas organizativas durante uma semana cada um.

O capitão traça o percurso e lidera a galera no treino (coisas a ter em mente: segurança para um grupo de pedestres, fácil navegação, banheiros ao longo do caminho e dificuldade da rota).

Se o percurso não tem fontes de água, ele pode colocar coolers com água e be­bidas energéticas em pontos estratégicos.

Ou ainda informar aos parti­cipantes que cada um deve levar sua própria bebida. Ele também deve carregar um celular com a bateria completa para casos de emergência.

Não mudar de ritmo

Encontre parceiros de corrida cujos ritmos sejam parecidos com o seu, de outra forma aumentará seu risco de lesão.

Você saberá que um ritmo é muito lento se ele alterar sua forma de correr. Para garantir que não está indo rápido demais, você tem que ser capaz de manter uma conversa.

Corredores com objetivos de tempo até podem fazer alguns longos em ritmo de prova, e neste caso, pode ser que não consigam conversar com tanta facilidade.

 Não forçar muitas paradas

A noite anterior ou a própria manhã de uma corrida em grupo não é uma boa hora para testes.

Se você está acostumado com determinados alimentos pré-corrida, opte por eles. Caso não, evite comidas picantes ou qualquer alimento com muita fibra ou gordura – causas mais comuns de problemas intestinais.

Provavel­mente seu grupo realizará algumas paradas durante o treino, mas faça sua parte para evitar a necessidade de pausas frequentes e urgentes.

Não use fones de ouvido

O bacana de correr com amigos é conversar com eles. “Corredores aprendem com outros corredores”, fala Kelly.

Vocês têm um interesse em comum, então pergunte para quais corridas seus companheiros es­tão treinando, seus lugares preferidos para correr e assim por diante.

Você pode descobrir uma prova nova ou um percurso desconhecido. De qualquer forma, manter uma conversa faz com que os quilôme­tros passem mais rapidamente.

Dicas sobre grupos de corrida

+ 9 conselhors para criar seu próprio clube de corrida 
+ Benefícios das atividades de corrida em grupo