A vitamina D pode melhorar sua aptidão aeróbica?

Por Jordan Smith, da Runner's World

vitamina D e aptidão física
Foto: Shutterstock

A vitamina D é importante para sua saúde, especialmente como atleta de resistência. Afinal, é essencial manter seus ossos e músculos funcionando como deveriam. Mas agora, pode haver outro motivo para garantir que seus níveis de vitamina D sejam ótimos. Pesquisadores da Virginia Commonwealth University (EUA) descobriram uma ligação entre a vitamina D e aptidão aeróbica.

A vitamina D e aptidão aeróbica

No estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, os pesquisadores testaram o sangue de quase 2.000 participantes para determinar seus níveis de vitamina D, e compararam com o seu V02 máximo – um marcador de aptidão cardiorrespiratória, já que ele mostra quão eficientemente o corpo usa oxigênio. Em seguida, eles dividem os participantes com base em seus níveis de vitamina D.

Os pesquisadores descobriram que os participantes com níveis mais altos de vitamina D tinham níveis de VO2 max significativamente mais altos do que aqueles no grupo mais baixo. O que sugere que sua aptidão cardiorrespiratória também era maior.

Pesquisas anteriores falavam que a vitamina D poderia aumentar o número de um tipo de fibras musculares de contração rápida e diminuir outro. Isso resultaria em uma melhora na aptidão aeróbica.

Ainda assim, os pesquisadores não podem dizer se níveis mais altos de vitamina D realmente causaram uma melhora na aptidão aeróbica.

“Há uma associação entre vitamina D e CRF. Mas não sabemos se o CRF é melhor por causa dos níveis mais altos de vitamina D; ou se os níveis de vitamina D são melhores por causa do CRF mais alto”, disse o autor do estudo, Amr Marawan.

Também não está claro se aumentar ou complementar a vitamina D ajuda sua capacidade aeróbica se seus níveis estiverem normais. E não houver deficiência da vitamina.

Mais pesquisas precisam ser feitas antes que qualquer recomendação sobre suplementação possa ser feita. Enquanto isso, você pode procurar fontes naturais dela para consumir o suficiente para o seu bem-estar geral. Não desperdice as gemas de ovos e aposte em peixes mais gordurosos. Você também pode perguntar ao seu médico sobre o exame de sangue para verificar os seus níveis de vitamina D.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here