Você anda rápido o suficiente para evitar uma morte prematura?

Por Jordan Smith, da Runner's World US

Foto: Shutterstock

Você sempre passa as pessoas que andam mais devagar na calçada, mesmo que você não esteja com muita pressa? Mas será que você anda rápido o suficiente para evitar uma morte prematura? Isso pode ser um bom sinal, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Mayo Clinic Proceedings.

No estudo, os pesquisadores avaliaram as velocidades de caminhada e os índices de massa corporal (IMC) de aproximadamente 475.000 participantes. Eles foram acompanhados por quase sete anos. Houve cerca de 12.800 mortes nesse período.

Eles usaram esses dados para estimar a longevidade dos participantes. Eles descobriram que, independentemente do IMC, pessoas que andavam mais rápido tinham uma expectativa de vida maior do que os mais lentos. Entre as mulheres mais rápidas, a média variava de 87 a 88 e entre os homens mais rápidos de 85 a 87 anos. As mulheres que andam devagar, por outro lado, tinham uma expectativa de vida de 72 a 85. Os homens que andavam devagar tinham uma expectativa de vida de 65 a 81 anos.

Qual a melhor dieta para a sua performance? 

Você anda rápido o suficiente?

No estudo, as mulheres que caminhavam rápido, a mais de 5 km/h, podiam desfrutar de um aumento na expectativa de vida de até 15 anos a mais do que aquelas que andavam a menos de 5 km/h. “O aumento para os homens pode ser de até 20 anos”, afirmou Francesco Zaccardi, epidemiologista clínico do Leicester Diabetes Center, na Inglaterra.

“O ritmo de caminhada é um bom marcador de saúde cardiopulmonar e saúde geral”, disse.

O estudo não estabeleceu nenhuma relação definitiva de causa e efeito entre o ritmo da caminhada e a longevidade. No entanto, os pesquisadores puderam notam a importância de uma caminhada rápida para garantir uma vida longa. Então, quando for dar uma volta com seu cachorro, tente chegar aos 100 passos por minuto. Pesquisas anteriores mostraram que 100 a 129 passos por minuto contam como exercício de intensidade moderada. Enquanto qualquer coisa acima disso é considerada alta.

Ficar muito tempo sentado causa “resistência” aos benefícios do exercício? 

“Esses números nos dizem que o ritmo de caminhada é um marcador muito forte de vida mais longa”, disse Zaccardi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here