Você queima mais caloria quando corre no calor?

Por Cartona Harvey-Jenner, da Cosmopolitan UK

Foto: Shutterstock

Está quente lá fora, finalmente. E você se levanta com ainda mais disposição para treinar. Mas o que acontece com o seu corpo quando você corre no calor? Será que você queima mais calorias quando treina no calor?

Você queima mais calorias quando treina no calor?

Possivelmente. Em entrevista à Cosmopolitan UK, Preethi Daniel, diretor clínico da London Doctors Clinic, explicou que tudo tem a ver com sua taxa metabólica basal. Esta é “a quantidade de energia que gastamos em repouso, ou a rapidez com que você quebra os combustíveis (calorias) para manter as células funcionando”, ela esclarece.

Doutor Preethi explica que a taxa metabólica basal pode variar com os níveis de atividade. Mas observa que, em teoria, também muda dependendo do tempo e do clima. “A temperatura mais quente pode causar um ligeiro aumento na taxa metabólica basal. Isso ajuda você a queimar as calorias um pouco mais rápido, porque o corpo está trabalhando para mantê-lo fresco”, diz o médico.

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Provas concretas

Não existem estudos científicos para provar exatamente quantas calorias você queimaria.

Greg Drach, CEO da comunidade de corrida myCrew e ultramaratonista, também aponta que qualquer aumento na queima de calorias que você pode ver como resultado de ambientes quentes provavelmente duraria apenas um curto período de tempo. Afinal, o corpo aprende a se ajustar.

“Alguém que não está acostumado a treinar em temperaturas mais altas pode queimar mais calorias do que alguém que pratica há muito tempo. No entanto, com o tempo, seu corpo vai se adaptar e, com isso, precisará se esforçar menos nessas condições. Dessa forma, as calorias queimadas durante o treino, naturalmente, vão diminuir “, diz ele Cosmopolitan UK.

Ele também observa que, enquanto você pode se sentir mais satisfeito depois de um treino quente (basta pensar no suor), “em termos de efetividade e resultados, você pode conseguir um treino melhor sem o calor extra”, porque você será capaz de suportar um longo período de tempo.

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Você deve se exercitar no calor?

É importante lembrar que, se você decidir treinar no calor, a hidratação é extremamente importante.

“O efeito final global pode ser mais satisfatório. Contudo, o exercício em uma onda de calor é mais arriscado, porque você pode desidratar ou ter uma insolação”, alerta Greg.

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“Aproveite ao máximo seu treino no calor usando a roupa certa. Mantenha-se hidratado. E tente não exercitar-se no meio do dia, prefira o início da manhã ou no final do dia”, orienta.

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