Câncer de Próstata: entenda a importância da detecção precoce

Após o “outubro rosa”, azul é a cor que marca o mês de novembro, por ocasião da conscientização quanto à detecção precoce do câncer de próstata. “A chance de cura é de 90%” quando um tumor como este é identificado em seu estágio inicial. Por isso, é fundamental que os homens realizem o exame de próstata a partir de 50 anos”, relata o oncologista clínico do Centro Paulista de Oncologia (CPO), Ariel Kann.

Ele explica que assim como outros tipos de câncer, a idade é um fator de risco importante, sendo a incidência progressivamente alta a partir desta faixa etária. Histórico familiar em pai ou irmãos, antes dos 60 anos de idade, pode aumentar o risco de câncer de três 3 a 10 vezes em relação à população geral.

Noventa por cento dos casos de câncer de próstata se apresentam de forma lenta e podem . Para estes, o tratamento convencional consiste em cirurgia ou radioterapiae, em alguns tipos (tumores muito pouco agressivos) apenas acompanhamento com exames. “Em caso de o diagnóstico ser positivo para o câncer de próstata, é necessário esclarecer os riscos e desmistificar o tratamento, para que seja promovida a adesão do paciente, fundamental no processo terapêutico”, esclarece o oncologista clínico do CPO.

Em alguns a doença já pode aparecer de forma avançada, inclusive com a presença de metástases, em especial, metástases ósseas. Este tipo, que representa 10% dos casos em homens, é considerado mais raro e extremamente agressivo por se disseminar rapidamente. Nestes casos, Kann relata que houve um avanço na terapia nos últimos cinco anos, com tratamentos novos que lançam mão de drogas alvo, já disponíveis no Brasil. “Hoje o horizonte deste paciente é positivo, sendo tratado o tumor como uma doença crônica”, avalia o oncologista. A terapêutica consiste no uso de terapias hormonais, intercaladas à quimioterapia. Juntas, alcançam resultados promissores, no que cabe à sobrevida, além de apresentarem menos efeitos colaterais.

A maior parte dos casos são assintomáticos. Os sintomas podem aparecer quando a doença já se encontra na forma mais avançada.

Conheça alguns dos sinais que podem se manifestar:

• Dificuldade para urinar
• Gotejamento final prolongado
• Dor ou ardor para urinar
• Frequência urinária aumentada durante o dia ou à noite

Em casos mais graves
• Sangramento na urina ou no esperma
• Dor óssea
• Retenção urinária
• Insuficiência renal
Indicadores

Com aproximadamente 68.800 novos casos estimados no Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a neoplasia mais incidente dentre o sexo masculino no país, atrás apenas do de pele – tipo não-melanoma. Só no Estado de São Paulo a perspectiva é de 17.830 novos casos em 2014.