Um novo sopro de vida

Foto: Nike

Sou Paulo Santos, tenho 33 anos e minha história com esse esporte começou há um ano. Eu e minha esposa sempre trabalhamos de domingo a domingo e eu acabava descontando o stress e a ansiedade na comida. Além disso, era uma pessoa totalmente sedentária e cheguei a pesar 108kg.

No início de 2014, passei por uma crise financeira e precisei trancar minha faculdade de direito, isso enquanto minha esposa, por causa de uma gravidez de risco, teve que parar de trabalhar. Decidi me matricular em uma academia para perder peso e também ocupar um pouco a cabeça para esquecer os problemas.

Comecei caminhando na esteira e fui tomando gosto, fazendo quase 40 minutos por dia. Em agosto, fiz minha primeira prova de rua, o Circuito de Estações no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio – e me apaixonei! Troquei os treinos na esteira pelo asfalto e também passei a fazer parte de uma assessoria de corrida. Consegui perder 25kg com o esporte e isso foi maravilhoso!

Depois daquele dia, não parei mais e já acumulo muitas provas no currículo, entre elas uma meia-maratona, realizada no começo desse ano e também uma maratona. Os 42km foram bem difíceis e até Km 28 eu consegui manter um bom ritmo mas, depois, sofri muito com câimbras. Terminei em 5h44 e, no próximo domingo, estarei na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro com o objetivo de fazer meus primeiros 21km abaixo de 2 horas!

Tenho alguns amigos que me inspiram e que, por mim, também passaram a praticar algum esporte. Hoje a corrida é o meu estilo de vida e eu não consigo mais me imaginar sem ela!