Como evitar lesões comuns no corpo na Maratona

Corrida de longas distâncias podem ocasionar lesões. Veja como impedi-las.

Créditos: Pavel1964/Shutterstock

Conheças as lesões em maratonas mais comuns, entenda suas causas, veja como evitar e ainda como fazer a recuperação pós-prova.

De acordo com diversos estudos sobre corrida, as lesões que mais ocorrem depois da corrida são as musculares e dos tendões.

Nas articulações, as que mais ocorrem são as do joelho, explica o ortopedista Dr. Gustavo Asmar, da All Clinik, do Rio de Janeiro.

Dentre elas, estão a síndrome do trato ílio tibial , a dor fêmur patelar e as fraturas por estresse da tíbia.

Ainda existem aquelas lesões que ocorrem no pé e no tornozelo. São elas: a fascite plantar (dor sola dos pés) e a tendinite de Aquiles.

Segundo Asmar, as causas das lesões pós-prova podem variar. Vão desde um calçado novo não adequado, alterações na biomecânica da corrida, sobrecarga por trauma repetitivo nos pés, intensidade da corrida na prova ou até fraquezas musculares do quadril.

Como prevenir lesões na corrida

A prevenção das lesões pode ser feita com um bom trabalho de musculação. Isso porque ela ajuda no ganho de força e na potência nos corredores. Assim, diminui o seu gasto energético, além de melhorar a biomecânica local.

O ortopedista também ressalta a importância do uso de bons calçados. “Não existe o melhor, mas sim o que o corredor se adapte melhor”, aponta.

Na semana da prova, o mais importante que treinar é repousar. Ter um bom acompanhamento nutricional, ingerir as calorias e nutrientes necessários e ter uma boa hidratação são dicas essenciais.

Recuperação pós-prova

De acordo com Asmar, a recuperação pós-prova necessita de um bom tratamento fisioterápico.

Isso porque ajuda a amenizar a dor e o edema local, sendo fundamental para prevenir uma lesão muscular e tendinite crônica.

E, caso ocorra uma fratura por estresse, o atleta precisa de repouso absoluto por até 45 dias.

Depois, ele deve ser reavaliado por um ortopedista a fim de definir se pode ou não retornar aos treinos.

Lesões em corredores

+ Lesão não é sentença de morte (da corrida) 
+ Mais dicas para evitar lesões na corrida