Test-drive

No início era fácil. Quando a gente é pequeno e só tem um tênis, é com ele que a coisa rola mesmo. Aí crescemos e, quando num determinado momento da vida resolvemos “começar a correr”- como se nunca o tivéssemos feito – descobrimos que existem várias opções de calçados. Antigamente não eram tantas, especialmente aqui no Brasil. Hoje em dia, é uma loucura completa saber qual o melhor “pisante”. Afinal de contas, eu compro um com controle para pronação ou neutro? Neutro com palmilha corretiva? Alterno um neutro com um de controle?

Já foi bem mais tranquilo. Você abria sua Runner’s World e estava lá: controle, estabilidade, neutralidade, supinação e por aí vai…Mas o mundo mudou e o olhar agora é bem mais sistêmico. Vale o que é bom para você, vale o ajuste. Como você se sente. Claro que algumas variáveis devem ser levadas em conta. Se você quer um tênis para altas rodagens, tem que ter alguns cuidados. Da mesma forma, se já compete em alto nível e tem um percentual de gordura de 9%, não vai querer um trainer pesadão para fazer a próxima 10K.

Esse assunto dá tanto pano para a manga que é virtualmente impossível conseguir consenso geral entre os especialistas em corrida. Longe de mim querer discutir aspectos técnicos aqui. Melhor partir para a prática, certo? Nesse quesito, só uma opção é realmente imbatível: experimentar. O bom e velho test-drive. As marcas que já estão com esta proposta saem anos luz à frente. É o caso da Adidas que, aqui no Rio de Janeiro, montou sua Runbase, na Lagoa. Você chega lá, faz um cadastro, toma água gelada, pode usar o banheiro, até tomar banho. Tem dúvidas sobre qual o melhor tênis da marca para você? Bote no pé e saia para rodar. Não gostou? Tente outro. Não tem erro.

Tênis de corrida é investimento. Se vamos usar R$ 500, em média, do nosso orçamento, temos todo o direito de saber muito bem se vai funcionar ou não. Voltinha pela loja não conta. Tem esteira? Ajuda, mas não resolve 100%, já que nada se compara a rodar na rua, no asfalto. Afinal, é lá que grande parte da brincadeira acontece no nosso dia a dia. Parabéns para a Adidas. E que as outras marcas cheguem junto! Estamos na torcida.