Dicas para correr como um atleta de elite

Participar de uma Olimpíada é uma grande realização e, na fase final de preparação, já não são mais permitidos erros pelos atletas à medida que eles estão mais do que nunca buscando a perfeição para chegar no Brasil brilhando. A comoção nacional de sediarmos os Jogos este ano parece ter inspirado muita gente a despertar dentro de si o atleta escondido e também a “se jogar” numa rotina de elite.

E você sabe o que Ana Claudia Lemos, Kara Goucher e Paula Radcliffe fazem para serem as melhores? Não? Então anote essas dicas:

1- Elas têm objetivo:

O primeiro passo é ser realista e escolher a distância que você quer bater seu recorde.

2- Elas seguem um calendário:

Se organizar e cumprir o cronograma de treinos feito pelo seu treinador vai te ajudar a não correr de menos nem correr demais

3- Elas driblam o cansaço:

Atletas de elite não ficam na cama. Faça um esforço para cumprir seu treino e depois do almoço, dê aquela dormidinha (eu já dormi até no banco da pracinha). É comprovado que dormir de 15 a 20 minutos depois do almoço restaura a mente, aumenta a energia e o estado de alerta. Só não passe do ponto porque se dormir meia hora vai te fazer ficar sonolenta o resto do dia.

4- Elas praticam atividades diferentes:

Cross training é essencial para construir a performance de um atleta, não é novidade que nem só de corrida vive um corredor. Encontre algo que seja possível incluir na sua rotina e use a seu favor. A minha sugestão é sempre a musculação.

5- Elas não tropeçam na alimentação:

Enquanto está dedicado a alcançar um objetivo não faz sentido dar escapadinhas, então o ideal é seguir à risca e ser a chata da sua própria alimentação, não importa o que os outros vão achar. Siga seu plano alimentar e coma como uma atleta de elite. Ana Claudia Lemos me contou que é alucinada por chocolate branco, mas que nos meses que está treinando fica bem longe dele.

6- Elas dormem cedo:

Atletas de elite dormem entre 7 e 9 horas por dia e como iniciam os trabalhos cedo, eles vão para a cama cedo. Quanto mais dormirmos melhor, pois é nesse momento que os músculos e fibras se regeneram e os hormônios amigos são produzidos.

Muitos dizem que os atletas de elite não trabalham e só treinam, mas se esquecem de que o nosso hobby é o trabalho delas. Enquanto passamos 8 horas por dia sentadas olhando para o computador, eles passam as mesmas horas treinando em intermináveis e repetidas sessões. Mas as atletas profissionais também tem casa, filhos, marido e uma vida social que muitas vezes são afetados pelo trabalho.

Somos apaixonadas pelo esporte e acho que todas temos uma atleta olímpica dentro de nós e são pequenas coisas coordenadas juntas no dia a dia que nos ajudam a buscar e alcançar nosso melhor seja ele qual for.