Deixe de comer esses 5 alimentos à noite para perder peso

Vai doer, mas é para o seu bem

Foto: shutterstock.

Por K. Aleisha Fetters para Women’s Health

Por alguma razão, lanches pós-jantar funcionam tanto como cinema e pipoca. Mas o tipo de alimento que você escolhe ingerir pode dificultar seu objetivo de perder peso. Na verdade, consumir alguns lanches específicos antes de dormir pode fazer você ficar agitado durante o sono, configurá-lo para comer demais no dia seguinte e diminuir seus hormônios de queima de gordura.

E noites mal dormidas reduzem a sensibilidade à insulina do seu corpo e os níveis do hormônio de crescimento humano que aumenta o músculo, enquanto aumenta seus níveis do hormônio do estresse, o cortisol, de acordo com uma pesquisa de 2015 publicada na Diabetologia.

Terrível, certo? Então evite estes cinco alimentos para alcançar seus objetivos mais rápido.

1Chocolate amargo

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Ele parece uma maneira saudável de satisfazer seu desejo por doce antes de dormir, mas esse lanchinho é exatamente o que você não quer antes de se deitar: cafeína, teobromina (outro estimulante), e açúcar. E enquanto os dois primeiros podem apenas atrapalhar seu sono, o último pode sabotar diretamente seu esforço para perder peso. “Dormir em um surto de açúcar de ação rápida é o ambiente perfeito para armazenar gordura”, diz a nutricionista Betsy Opyt. Embora nosso sistema vá usar um pouco do açúcar para alimentar seu corpo durante o descanso, uma boa parte dele será armazenado como gordura, uma vez que você não está ativa quando está dormindo.

2Óleo de coco e queijo de cabra

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Alimentos com grandes níveis de gordura saturada podem saciar e ajudá-la a acelerar o processo de perda de peso, mas quando você os consome pouco antes de dormir, são capazes de interferir no seu sono. Isso porque a gordura saturada pode relaxar a válvula que separa a extremidade inferior do esôfago e do estômago. “E uma vez que a gordura demora para ser digerida, qualquer coisa que você come demora um tempo extra para tentar se esgueirar de volta para o esôfago e acordá-lo”, diz White.

3Molho apimentado

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Mesmo que for para mergulhar aipo nele, comer molho ou qualquer alimento apimentado pelo menos uma hora antes de deitar é pedir por uma azia ou um sono ruim, segundo Opyt. Assim como as comidas gordurosas, os alimentos apimentados podem relaxar o anel muscular que separa o esôfago do estômago. Isso permite que qualquer ácido fermente em sua barriga e suba – o que ocorre com ainda mais freqüência quando você está deitada na cama e não tem a gravidade mantendo as coisas no lugar.

4Vinho tinto

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OK, nós também ouvimos alguns especialistas dizerem que uma taça de vinho tinto antes de dormir pode fazer bem a você, mas isso não é exatamente verdade. Por mais que amemos o pacote de antioxidantes do vinho, o álcool não é aconselhável antes de dormir. Claro, você vai dormir rápido, mas vai lutar para conseguir entrar em um estágio profundo e restaurador de sono, segundo Jim White, representante da Academia de Nutrição e Dietéticos. Na verdade, em nome da ciência, algumas mulheres beberam vinho antes de dormir e os pesquisadores da Universidade de Melbourne descobriram que seus cérebros adormecidos exibiram atividade semelhante ao que é visto em pessoas que recebem choques elétricos suaves. Para cada taça de vinho que você bebe, espere por uma hora antes de se deitar.

5Delícias assadas

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Cookies e brownies são as coisas mais difíceis de resistir antes de dormir, mas quando você está tentando ficar em forma, melhor deixá-los para o lanchinho da tarde. O açúcar funciona como combustível no seu corpo, segundo White. Se você comer um pouco antes de deitar, quando as reservas de carboidratos armazenados já se desligaram, e o açúcar provavelmente vai acabar virando gordura.

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