Após os treinos, sinto dores na coluna. O que devo usar: gelo ou compressa quente?

Pergunte ao expert: especialistas em treinamento e saúde esclarecem algumas questões de nossos leitores

Foto: shutterstock.
Após meus treinos de corrida, sinto dores musculares na região da coluna. O que devo usar: gelo ou compressa quente?

Normalmente a compressa fria pode ser utilizada para uma lesão aguda, uma contusão ou uma inflamação, já que a aplicação de gelo tem ação anti-inflamatória. O calor normalmente é usado para tratar lesões mais crônicas, para aumentar a circulação local e para aquecer a musculatura antes de alongamentos e exercícios de fisioterapia. Mas, de todo modo, nenhum deles resolve isoladamente esse tipo de dor. Se você tem tido dores constantes, o mais indicado é procurar um médico para uma avaliação. Dor é um sinal de que algo não está bem. E, se aparece de forma repetitiva ou persistente, precisa ser investigada.

> Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista, cirurgião de coluna e membro titular da Socieda-
de Brasileira de Coluna

Leia mais:
+ Sinto um pequeno incômodo na coluna quando corro. Pilates pode ajudar?
Evite que dores nos glúteos e na coluna boicotem sua corrida

Nos treinos em que intercalo corrida com musculação, sempre tomo whey protein. Devo ingerir também nos dias em que só corro?

Nesse caso, o mais importante seria o carboidrato, para que você tenha energia mais rápida. Se tiver uma alimentação equilibrada ao longo do dia – que inclua proteína, carboidrato e gordura – e fizer um reforço de carboidrato durante a corrida, seu corpo não vai precisar recorrer à proteína no treino, ou seja, o whey protein (que é a proteína isolada do leite) seria desnecessário.

> Cynthia Antonaccio, nutricionista pela USP e coordenadora da clínica Equilibrium

Como correr e fazer musculação no mesmo dia sem prejudicar o desempenho em nenhuma das atividades?

Seria melhor fazer a musculação após o treino de corrida e, de preferência, em outro período do dia. Se você corre pela manhã, faça a musculação à tarde ou à noite. No treino de musculação haverá, sim, um cansaço, principalmente nos membros inferiores, mas como o objetivo é melhorar na corrida, o desgaste não influencia no treino principal.

> Mario Sergio Andrade Silva, treinador, diretor-técnico da assessoria esportiva Run & Fun e colunista da Runner’s

Faço abdominais deitado na bola suíça e com a medicine ball de 6 kg na mão. Como aumentar o peso sem prejudicar minha coluna?

O ideal seria não aumentar o peso e, sim, o número de repetições de abdominais. Dessa forma, a medicine ball não geraria sobrecarga em outras regiões como o pescoço e os ombros. Esse tipo de treino merece esse cuidado porque, para realizar abdominais na bola, é preciso ter um bom controle dos músculos que estabilizam a coluna lombar. Só assim a instabilidade da bola não prejudica a coluna.

> André Nogueira Ferraz, fisioterapeuta especializado em ortopedia, traumatologia e esportes e sócio-fundador da Club Físio

COMPARTILHAR