5 motivos para começar a correr já!

Ainda não foi convencido de que correr é bom?

Créditos: fizkes/shutterstock

A corrida proporciona inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Há muitos motivos para começar a correr.

Por Sam Murphy

Se nunca praticou esse esporte, você pode estar se perguntando se deveria tentar. Então, a gente já te responde: sim e por muitos motivos. Vamos te mostrar a seguir:

5 razões para se tornar um corredor

1Faz bem para o coração

Pesquisadores norte-americanos da Universidade do Estado de Iowa (EUA) constataram que correr reduz em 55% o risco de infarto cardíaco ou AVC fatal. O estudo foi feito com 55 mil pessoas, que correram uma média de três vezes por semana, por apenas 17 minutos.

Além disso, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Ottawa, no Canadá, três treinos aeróbicos semanais melhoraram o controle da glicose.

Já uma pesquisa feita pela Universidade da Costa Rica mostrou que a corrida é mais eficaz na redução da pressão arterial que o ciclismo.

2Reduz estresse

Os estudos também mostraram que correr pode nos deixar mais calmos, felizes e, dessa forma, mais resistentes ao estresse.

Pesquisadores poloneses ob­servaram também que fazer de 15 a 30 minutos de corrida três vezes por semana reduziu a ansiedade e a depressão. Inclusive, melhora o humor.

Além disso, há muitas pesquisas que mostram que, no longo prazo, a corrida é capaz de combater, ou até mesmo reverter, o declínio cognitivo.

3Diminui o risco de doenças

Se a corrida está começando a soar como uma droga milagrosa, é por­que ela é mesmo. Pessoas que correm regularmente têm risco muito menor de ter diabetes tipo 2. Além disso, também previne muitos tipos de câncer, incluindo o de mama, cólon e pulmão.

4Melhora as articulações

E, ao contrário do que se costuma dizer, a corrida não vai acabar com os seus joelhos. Longe disso. Uma pesquisa conduzida na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que, na verdade, quem corre por hobby tem menos desgaste articular.

Na corrida, por natureza, é preciso aguentar certo peso. O que naturalmente  contribui para preservar a densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose.

Uma pesquisa publicada na revista científica Osteoporosis International mostrou que corredores mais velhos tinham maior densidade mineral óssea quando comparados a pessoas sedentárias e a nadadores de mesma idade.

5Ajuda a emagrecer

Qualquer aumento de atividade física contribui para a perda de peso, mas a corrida é imbatível na queima calórica.

Por exemplo, uma mulher de 65 kg queima duas vezes mais calorias correndo do que em uma caminhada. Isso consi­derando que ambas as atividades sejam feitas pelo mesmo tempo.

Dicas para iniciantes

+ 9 dicas para começar a correr 
+ Começando a correr pra ontem