Peres Jepchirchir quebra o recorde mundial da meia maratona

Queniana completou a RAK Half Marathon em 1h05min06

Foto: divulgação.

Tem novo recorde mundial entre as mulheres na meia maratona! Nesta sexta-feira (10), a queniana Peres Jepchirchir completou a RAK Half Marathon, nos Emirados Árabes, em 1h05min06, três segundos abaixo do recorde anterior, que pertencia à Florence Kiplagat, alcançado em Barcelona dois anos atrás. “É muito bom, estou feliz. Agradeço à Deus, pois não estava esperando quebrar o recorde mundial”, Jepchirchir disse ao Sport360. A queniana foi a campeã mundial da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) do ano passado nos 21 km.

Mary Keitany, três vezes campeã da RAK Half, travou um duelo forte com Jepchirchir, mas chegou em segundo, atingindo um novo recorde pessoal e terceira melhor marca mundial na distância: 1h05min13. A também queniana Joyciline Jepkosgei completou o pódio com o tempo de 1h06min08.

Leia mais:

Bolt confirma aposentadoria para 2017
Recordista mundial confirmado na Maratona de Boston

Jepchirchir também quebrou o recorde mundial dos 20 km ao atingir a marca em 1h01min40. A preparação da corredora de 23 anos não foi das mais fáceis: no fim de 2016, ela passou dois meses se recuperando de uma pneumonia. Durante a prova, ela e outras seis corredores chegaram ao Km 5 em 15min40. Depois disso, ela e Keitany conseguiram abrir 10 segundos em relação às outras na marca dos 10 km. No Km 15, Keitany estava dois segundos à frente de Jepchirchir e acima do recorde mundial. Nos quilômetros finais, a agora recordista acelerou – ela chegou a passar mal logo após cruzar a linha de chegada – e bateu o recorde.

Na prova masculina, Bedan Karoki foi o vencedor com o tempo de 59min10, seguido de Yigrem Demelash (59min19) e Augustine Choge (59min26).

  • Yamagama Beast

    Kenya destroys ! Kenya rules !!!