Qual é o cross-training ideal?

Saiba como definir o melhor treino paralelo para melhorar sua corrida

Foto: shutterstock.

Por Susan Paul

Existem vários benefícios para todos os tipos de treinos paralelos, então é difícil dizer qual é melhor que o outro. Mas, quando for selecionar um, tenha em mente suas necessidades e objetivos. Decidir o que você quer ganhar do cross-training é o ponto de partida.

Tenha em mente que qualquer treino paralelo deve caber na sua rotina e melhorar sua corrida, em vez de atrapalhá-la. Idealmente, a nova atividade deve utilizar músculos que a corrida não usa.

Leia mais:

10 ciladas para corredores
As melhores aulas de academia para você entrar em forma e ficar mais saudável

Se você está procurando ganhar mais condicionamento cardíaco para suplementar sua corrida, procure uma atividade aeróbica – de preferência uma que use grupos musculares diferentes da corrida, como a natação. Se você quer focar em aprimorar sua força ou flexibilidade muscular, então pense em adotar treinos de força, pilates, ou ioga. Uma boa opção também é incorporar um dia de cardio e um de força e flexibilidade.

Lembre-se, porém, que correr utiliza principalmente os músculos inferiores. É necessário tempo de recuperação entre os treinos de corrida, então cross-trainings que usam as pernas – como spinning – podem não te dar o período para se recuperar que seu corpo precisa. Por essa razão, natação e remo são minhas opções aeróbicas favoritas para corredores. Ambos dão mais ênfase aos membros superiores e são sem impacto. Spinning ou subir escadas também são bons treinos aeróbicos, mas funcionam melhor em dias livres quando suas pernas estão se sentindo novas.

Para aperfeiçoar força e flexibilidade muscular, ioga, treinos de força ou pilates podem focar em áreas específicas do corpo que precisam ser trabalhadas. Aumentar a força do tronco e core ajuda a manter uma boa forma na corrida, especialmente em quilometragens maiores, então é importante se concentrar nessas áreas. E, se flexibilidade é o seu foco, aulas de alongamento ou yin ioga são ótimas opções.

Se você corre três ou quatro vezes por semana, os treinos paralelos podem ser facilmente incorporados duas vezes por semana em sua planilha e ainda permitir um ou dois dias de descanso. Descansar é parte importante do seu treinamento, então não negligencie isso!