Remédios para o pé de atleta: como se livrar dele

Veja como tratar a condição que atinge diversos corredores

Créditos: Claudio Valdes/Shutterstock

O pé de atleta é uma infecção fúngica faz com que a pele entre os dedos fique seca, quebradiça e avermelhada. Por isso, pode provocar coceira ou também sensação de queimação.

O aspecto pode ser bem desagradável. Entretanto, é menos contagioso do que muitas pessoas imaginam.

Como os fungos proliferam em condições quentes e úmidas, o interior da meia do corredor é o ambiente perfeito para seu crescimento. Confira algumas dicas para acabar com o problema:

Como tratar o pé de atleta

Meias com tecido tecnológico

Não utilize meias de algodão. Use meias com tecidos tecnológicos, porque são leves e com controle de umidade, assim como recomenda Stephen Pribut, especialista em pés que atua na área esportiva.

Tire as meias depois de correr

Depois de correr, tire suas meias e tênis úmidos. Em seguida, troque-os por um tênis seco antes de sair para tomar um café ou resolver outras coisas.

Não guarde seu tênis em locais fechados

Depois de treinar, evite deixar os tênis suados guardados na mochila de ginástica fechada ou no porta-malas do carro, onde não circula ar.

Use antifúngico

Você pode jogar antifúngico em pó nos pés antes de correr. Também pode usar um creme antifúngico por pelo menos quatro semanas. Mesmo que os sintomas pareçam ter desaparecido depois de duas semanas, é indicado para ter certeza de que a infecção foi eliminada.

Água com vinagre de maçã

Amenize a coceira mergulhando os pés, por 10 minutos, em uma solução de iguais proporções de água morna e vinagre de maçã. Isso porque ele tem propriedades antifúngicas.

Mas fique atento: se a infecção persistir, procure um dermatologista, que poderá prescrever um antifúngico oral.

Saúde do corredor

+ Condromalácia patelar: nova terapia pode acabar com dor 
+ Tríade da atleta: o que é isso e como reverter