6 estratégias de sucesso para os 5 km

E mais cinco sugestões de provas para você estrear ou acelerar na distância

Fptp: shutterstock.

Por Sam Murphy e Daniela Fescina

COMECE COM O PÉ DIREITO

Na prova, faça o aquecimento testado e aprovado nos treinos. “Se você tem uma meta de tempo para os 5 km, de quatro a oito tiros curtos podem ajudar a preparar seu corpo para correr na velocidade pretendida”, diz o treinador britânico Russell Holman.

SOLTE O SOM

Um estudo publicado na revista científica Journal of Strength and Conditioning Research, de fevereiro de 2015, mostrou que ouvir músicas que nos mantenham motivados durante uma prova de 5 km diminui a percepção de esforço e melhora o desempenho.

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ENCONTRE O SEU LUGAR

Não se posicione, automaticamente, atrás de todo mundo. Olhe as pessoas que estão a seu redor, observe qualquer sinalização que mostre as baias de tempo — que trazem o tempo estimado de término — e vá para o local adequado para seu ritmo.

NÃO SE DESESPERE

Se tiver muita gente no primeiro quilômetro, não gaste energia tentando abrir caminho. Concentre-se em fazer um “progresso persistente” e olhe para frente para poder achar o traçado mais livre.

PREPARE-SE PARA SENTIR DESCONFORTO

Se você estiver correndo para conquistar um recorde pessoal, vai ter que sair da sua zona de conforto. Esteja pronto para aceitar a dor. Se sentir falta de ar, concentre-se nas expirações. “Quando não colocamos todo o ar para fora, temos menos espaço para receber ar nos pulmões”, explica o técnico Julian Goater, autor de The Art of Running Faster (em tradução livre, A Arte de Correr Mais Rápido).

“COLE” EM UM COLEGA DE CORRIDA

Uma pesquisa feita pela Universidade de Bath, no Reino Unido, mostrou que quando dois corredores se posicionaram um à frente ou atrás do outro, eles acharam mais fácil correr, mesmo não tendo havido diferença entre suas frequências cardíacas ou tempo de término da prova.

Top 5

O treinador Mario Sergio Andrade Silva, diretor-técnico da assessoria Run & Fun e colunista da Runner’s, selecionou cinco provas para estrear ou acelerar nos 5 km. “Elas possuem o percurso predominantemente plano e são muito animadas”, afirma.

TRACK & FIELD RUN SERIES

Inscrição: de R$ 99 a R$ 129, dependendo do kit e do lote, tfrunseries.com.br
Um dos circuitos mais populares  do Brasil, ele reuniu em 2016 mais de 60 etapas em 30 cidades. Algumas já confirmadas para 2017 são Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

53ª VOLTA DA USP

Quando: 12/08/2017 (previsto)
Inscrição: R$ 20  voltadausp.com.br
A largada é feita em frente ao Velódromo do Centro de Práticas Esportivas da USP, e a corrida acontece à noite, o que agrada a galera que não curte acordar cedo.

ECO RUN

Quando: 27 de agosto (São Paulo)
Inscrição: de R$ 100 a  R$ 165 (dependendo do kit), ecorun.ativo.com
No Rio, a largada é na Praça Mauá, e em São Paulo, no Parque da Independência. Toda a emissão de carbono da prova é neutralizada, e R$ 1,00 de cada inscrição vai para a ONG WWF,  focada na conservação ambiental.

CORRIDA CLUBE  PINHEIROS

Quando: 17/09/2017 (previsto)
Inscrição: de R$ 50 a R$ 130, corridaecp.org.br
Com as distâncias de 5 e 10 km, a prova comemorativa do aniversário do clube possui uma ala só dos atletas de elite do Pinheiros.  O evento acontece há três anos, e seu percurso tem largada e chegada na Marginal Pinheiros.

CIRCUITO ATHENAS  — 3ª ETAPA

Quando: 8/10/2017 (Rio de Janeiro) e 5/11/2017 (São Paulo)
Inscrição: R$ 99 (Rio) e R$ 139 (São Paulo), circuitoathenas.com.br
Ambos os percurso são predominantemente planos. No Rio, o trajeto parte do Monumento das Pracinhas. Já em São Paulo, ele tem largada na Av. das Nações Unidas e é todo feito na Marginal Pinheiros.

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  • Rogério Bisioli

    Essa Volta da USP o percurso é inteiramente plano?