Ele correu todas as Maratonas de Chicago, e está pronto para a 40ª

Perto de completar 70 anos, Randy Burt segue fiel à primeira maratona que correu na vida, em 1977

Randy Burt, após a Maratona de Chicago em 2006 (Foto cedida por Davida Burt)

Por Jenny McCoy

A 40ª edição da Maratona de Chicago acontece neste domingo e será especial para o norte-americano Randy Burt. Perto do seu aniversário de 70 anos, ele irá correr a sua 80ª maratona na vida, sendo que 39 delas foram exatamente esta prova – o corredor nunca perdeu uma única edição de uma das corridas mais tradicionais do mundo.

Leia mais:

+ Travis Barker, o baterista que trocou os vícios pela corrida
+ Corrida na pele: as histórias de quatro tatuagens de corredores

Apenas cinco outros corredores conseguiram o feito de completar todas as edições da Maratona de Chicago. “Correr é menos sobre talento do que sobre desejo”, diz Burt.

Quanto tinha apenas 29 anos, ele dificilmente passava dos 10km por semana, mas um mês antes da primeira Maratona de Chicago, ele decidiu fazer a inscrição e intensificar os treinos. O corredor terminou aquela prova em 3h36min.

Após completar a prova em 2016 (Foto cedida por Davida Burt)

Com a idade, o pace diminui e as lesões tornam-se mais frequentes. O pior tempo foi em 2007, quando correu a prova em 4h54min duas semanas depois de uma contusão no tendão. “Se fosse qualquer outra prova que não Chicago, não teria corrido”, diz Burt. No ano passado, o cronômetro marcou 4h09min.

“Eu ainda tenho a competitividade em mim”, diz o veterano corredor. O seu grande objetivo: chegar às 50 Maratonas de Chicago. “Quem sabe o que vai me acontecer nos próximos dez anos”, completa.