Passar o final de semana na cama pode ser bom para você

Fonte: IFL Science

passar o final de semana na cama

Ficar na cama aos finais de semana parece tentador. Mas não é incomum se sentir um pouco culpado por isso. Não pense mais nisso, porque passar o final de semana na cama pode ser bom para você.

Que tal um final de semana na cama?

Pesquisadores suecos descobriram que passar o final de semana na cama poderia realmente diminuir a taxa de mortalidade. Isso caso a pessoa tenha dormindo pouco durante a semana. O estudo foi publicado no Journal of Sleep Research.

Pesquisas anteriores mostraram que adultos com menos de 65 anos que dormem menos de cinco horas por noite da semana tinham um risco maior de morte. Mas este estudo sugere que a recuperação do sono no final de semana poderia aliviar esse risco.

“Os resultados implicam que o sono curto (dia da semana) não é um fator de risco para mortalidade. Se for combinado com um sono médio ou longo no fim de semana “, dizem os pesquisadores. Torbjörn Åkerstedt, da Stockholm University, é quem lidera o grupo, que analisou dados de 38 mil adultos.

Estudos anteriores mostravam que pessoas com menos de 65 anos que dormiam menos de cinco horas por noite durante sete dias por semana tinham uma taxa de mortalidade 52% maior do que aquelas com seis ou sete horas. No entanto, essa nova pesquisa descobriu que se o primeiro grupo dormisse por oito horas ou mais no fim de semana, não haveria aumento nessa taxa.

Não durma muito. Os pesquisadores também notaram que dormir por oito horas ou mais todos os dias da semana resultou em uma taxa de mortalidade 25% maior em comparação com aqueles com seis ou sete horas por dia.