Meia Maratona de Buenos Aires tem 4 sub-1h

Por Redação Runner's World Brasil

Foto da prova 21K de Buenos Aires
Foto: Reprodução Instagram / @maratondebuenosaires

A prova 21K de Buenos Aires que aconteceu neste domingo (25), na Argentina, foi um sucesso. Com mais de 21 mil participantes, o nível técnico do evento e seus resultados podem ser comparados aos das meias maratonas mais famosas do mundo. Os quatro primeiros colocados, por exemplo, alcançaram o sub-1h. O vencedor da categoria masculina foi Bedan Karoki, com um tempo de 59min05. Ano passado, o atleta, que havia conquistado o 2º lugar no pódio, fez 59min50. Apenas dois segundos a mais do campeão Geremew. 

Veja a cobertura da meia de Buenos Aires 2018 aqui

Sob uma temperatura amena de 14ºC, os outros três corredores que chegaram logo depois de Bedan Karoki este ano foram o etíope Seifu Tura Abdiwak, o queniano Paul Lonyangata e o sul-africano Stephen Mokoka. Eles fizeram tempos de 59min16, 59min48 e 59min50, respectivamente. O país do evento também fez bonito: Josquin Arbe garantiu o melhor tempo argentino em 21 anos (1h02min56) desde Antonio Silio. 

Na categoria feminina, as cinco primeiras mulheres finalizaram a prova em menos de 1h10. A vencedora foi a etíope Ababel Yeshaneh Brihane com 1h07min43 (o novo recorde do evento). 

Brasileiros da elite na prova 21K de Buenos Aires

Ederson Vilela na prova 21K de Buenos Aires
Foto: Reprodução Instagram / @ederson.vilela

Grande promessa brasileira, Ederson Vilela terminou em 14º lugar. Ele, que acabou de voltar com uma medalha de ouro nos 10 mil metros dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, fez um tempo de 1h04min29. Em 2018, Ederson havia sido o melhor depois dos africanos com o sexto lugar e uma marca de 1h03min47. 

Em suas redes sociais, o atleta comentou o acontecimento desta edição. “O objetivo principal era de melhorar a minha marca pessoal na distância, porém não foi possível. Bom, segue o jogo.”

Após ouro no Pan, Ederson Vilela mira as Olimpíadas

Brasileiros amadores na prova 21K de Buenos Aires

Ivanildo Real dos Santos (ou Lico) e Natália Nunes Silva, os dois corredores selecionados pela marca Adidas por meio do projeto Speed Runners, conseguiram atingir seus objetivos. Ele, que mirava fazer em de 1h19, fez 1h19min14. Já Natália, que queria terminar a prova em menos de 1h35, fez 1h30min49. 

Atletas que venceram o Speed Runners vão para Buenos Aires

Um pouco sobre o evento

Foto da medalha da prova 21K de Buenos Aires
Foto: Reprodução Instagram / @maratondebuenosaires

A meia maratona da cidade de Buenos Aires acontece desde 1989, idealizada por Domingo Amaison. Este foi o sexto ano consecutivo a atrair mais de 20 mil pessoas. A medalha recebida pelos participantes foi desenvolvida por alunos da Escuela Técnica Raggio em conjunto com o Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires por meio de um concurso. Confira todos os resultados oficiais aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here