Os benefícios dos exercícios que vão além da perda de peso

Por Elizabeth Millard, da Runner's World

benefícios dos exercícios que vão além da perda de peso

Para aqueles que começam a praticar atividade física para emagrecer, demorar para ver as mudanças no corpo pode ser frustrante. Mas essa informação pode ajudar: estar em forma pode ajudar seriamente a sua saúde, mesmo se estiver com sobrepeso. É o que sugere um novo estudo preliminar apresentado na conferência anual da American Heart Association. São os benefícios dos exercícios que vão além da perda do peso.

No estudo, pesquisadores da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, analisaram dados de mais de 2.300 pacientes inscritos no Dallas Heart Study. Eles os dividiram em quatro grupos. Esses grupos foram baseados em seu índice de massa corporal (IMC) e sua aptidão física: não obesos e em forma, não obesos e não aptos, obesos e em forma, e obesos e não aptos.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas obesas que estão em forma tinham menos gordura corporal, mais massa muscular magra e uma taxa de pulsação mais baixa – um marcador de função cardíaca eficiente. Na comparação com os que não se exercitam e também são obesos.

Os que praticam atividade física têm melhor saúde cardiovascular. Isso pode causar uma cascata de efeitos benéficos, incluindo uma vida mais longa. “Estar em forma está ligado a mudanças fisiológicas e cardiovasculares benéficas, independentemente do IMC”, afirmam os pesquisadores.

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“O aumento na massa muscular magra é um ponto importante” ressalta Salim Virani, professor de pesquisa cardiovascular na Baylor College of Medicine, que não participou do estudo. Essa mudança pode impulsionar o metabolismo, ajudando a regular seus picos de açúcar no sangue de forma mais eficaz. Como resultado, isso pode diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Benefícios dos exercícios que vão além da perda de peso

O resultado desta pesquisa é que, mesmo se você estiver com sobrepeso ou obesidade, você ainda pode reduzir seu risco de problemas do coração ou derrame através de atividade física. “E isso acontece mesmo se você não perder peso”, diz Virani.

As pessoas com excesso de peso também não devem esperar ver a dieta fazer efeito para começar a se exercitar.

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“A maioria dos pacientes, mesmo que obesos, geralmente pode entrar em alguma rotina de exercícios regulares”, diz ele. “Claro, deve-se gradualmente construir isso no cronograma. A chave é o aumento gradual de duração e intensidade. A mensagem importante é começar com qualquer atividade que se possa tolerar. ”

“Saber que o exercício melhora a saúde pode ser um incentivo para aqueles que estão acima do peso e se sentem frustrados com a falta de “progresso” quando se trata de perda de peso”, acrescenta.

“Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma atividade física”, finaliza Virani.

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