4 dicas para o segundo 5 km melhor que o primeiro

Por Jeff Galloway

segundo 5 km melhor que o primeiro

Terminar a primeira prova é um marco na vida de um corredor, mas se preparar para fazer isso de novo é tão importante quanto. Se a sua primeira competição de 5 km foi um sucesso, você pode se sentir ainda mais motivado para treinar e aproveitar a experiência de novo e de novo. Mas se sua estreia não foi como você esperava, aqui está o lado bom: você pode aprender com ela. De todo modo, escolha um destes objetivos para tornar sua segunda corrida de 5 km uma experiência memorável e tenha um segundo 5 km melhor que o primeiro.

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Segundo 5 km melhor que o primeiro

1Evite a  desaceleração

Se você largou rápido demais na primeira prova, provavelmente “quebrou” no fim, o que pode ser bem frustrante. Para diminuir a probabilidade de isso acontecer novamente, tente fazer mais intervalos para caminhada. Isso vai manter seu ritmo geral mais lento e preservar seus músculos da perna, então você vai poder dar seu melhor no fim da corrida.

2Corra tudo

Muitos corredores (principalmente iniciantes) terminam tão rápido ou até mais rápido usando uma estratégia de corrida e caminhada. Ainda assim, a ideia de correr
5 km sem nenhuma pausa para caminhada pode parecer sedutora para você. Para treinar isso, uma vez por semana, dedique um treino à corrida sem parar. Diminua o ritmo e gradualmente aumente a distância, acrescentando de 400m a 800m a cada semana, completando sua maior corrida sem pausas (de 4,5 a 5 km) uma semana antes da prova.

3Termine mais rápido

Se você se sentiu muito bem na chegada da sua estreia nos 5 km, vale tentar acelerar um pouquinho mais da próxima vez. Para correr mais rápido na competição, você deve fazer o mesmo no treino.

Tente isto: uma vez por semana, invista em séries de 400m (uma volta em uma pista de atletismo), caminhando por 2 ou 3 minutos entre elas. Na primeira semana, corra 4 voltas no ritmo da sua primeira prova de 5 km. A cada semana, acrescente 2 voltas e faça todas alguns segundos mais rápido que as da última semana. Termine esse treino uma semana antes da prova com 10 a 12 voltas.

4Leve um amigo

Sua primeira prova pode ser emocionalmente tensa, mas agora você sabe o que acontece no dia – e que você pode terminar o percurso. Você deve aproveitar melhor sua segunda corrida, mas, para garantir, tente se inscrever com um amigo. Vocês podem conversar, fazer intervalos de caminhada juntos e cruzar a linha de chegada como um time. Se seu amigo nunca esteve em uma prova de 5 km antes, você pode ajudá-lo a ter uma boa experiência.

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