10 minutos de corrida já fazem seu cérebro funcionar melhor

Estudo comprova que o exercício aeróbico, mesmo praticado por pouco tempo, ajuda a resolver problemas e manter foco

Foto: shutterstock.

Diversas pesquisas já indicaram que a prática rotineira e duradoura de exercícios aeróbicos traz benefícios ao cérebro. Um estudo da universidade canadense Western University foi além e comprovou que mesmo 10 minutos de treino isolado, com intensidade ao menos mediana, também promove melhoras no foco e na resolução de problemas.

Leia mais:

+ 6 receitas de smoothies nutritivos e refrescantes
+ Pensamentos negativos que você precisa reformular

Os resultados são importantes tanto para idosos que não tem condicionamento para longos períodos de exercício e precisam melhorar a capacidade cerebral, quanto para quem tem poucas brechas na rotina, mas precisa ganhar foco no trabalho, por exemplo. “Eu sempre digo aos meus alunos que, antes de fazer uma prova ou ir a uma entrevista de emprego, é importante praticar um pouco de exercício”, diz o pesquisador Matthew Heath, que conduziu o estudo.

Na pesquisa, dois grupos de pessoas foram colocados para realizar tarefas que demandassem rapidez do foco do olhar e tomada de decisão. Um dos grupos ficou lendo revistas, enquanto o outro se exercitou em bicicletas ergométricas em intensidade moderada por dez minutos. “Aqueles que fizeram exercícios físicos mostraram melhora imediata nos resultados, com respostas cognitivas cerca de 14% mais rápidas que o outro grupo”, explica Heath.

COMPARTILHAR