Imunidade e treinos

A nutricionista Livia Hasegawa dá dicas de alimentos para ajudar seu sistema imune

Foto: shutterstock.

É muito comum nesta época do ano o corredor sofrer com imunidade baixa, especialmente se estiver com um alto volume de treinos. Muitos alimentos podem ajudar na imunidade, então deixo aqui algumas dicas para vocês incluírem na sua alimentação:

– alho: use na forma de temperos e na salada;
– frutas ricas em vitamina C: laranja, acerola, morangos – procure comer a fruta ao invés de fazer sucos, pois assim você consegue obter uma maior quantidade de antioxidantes e vitaminas;
– gengibre: utilize na forma de chás ou para temperar um peixe, por exemplo;
– carnes em geral: por serem fontes de zinco, auxiliam na imunidade. Você pode fazer cozida, assada e grelhada, evitando sempre as frituras, claro! Para os vegetarianos, uma dica é investir em amêndoas e feijões.

Leia mais:

Bola de energia pré-treino
A polêmica do óleo de coco
+ Ao ficar menos tempo doente, o desempenho na corrida dará um salto

Alguns suplementos também podem ajudar nesta fase, mas é muito importante consultar seu nutricionista para saber a dosagem. Nesta fase, gosto muito de indicar o própolis (extrato) e a glutamina.

Sempre ouça seu organismo. Ao sinal de queda de imunidade, procure falar com seu treinador e veja a necessidade de reduzir ou não os treinos. Excelente semana a todos!

Livia Hasegawa é nutricionista pela USP, com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp, nutrição clínica funcional pela VP Consultoria Nutricional e pós graduanda em fitoterapia funcional. Desde 2007, atua em consultório particular e atende atleta amadores, profissionais e pessoas em busca de mais saúde, qualidade de vida e uma relação mais harmoniosa com a comida.

COMPARTILHAR