Por que competir?

As provas de corrida podem ajudá-lo a conquistar qualquer meta

Ilustração: Rami Niemi.

Por Jeff Galloway

Uma das coisas mais legais da corrida é que cada pessoa pode escolher o próprio destino. Podemos determinar onde, quando e quanto correr. Decidimos participar de provas – ou não. Ninguém é menos corredor se não competir. Entretanto há várias razões que podem fazer você querer se inscrever em uma competição.

Leia mais:

Para quem está começando, intercalar corrida e caminhada é uma estratégia à prova do tempo
As subidas podem deixar você mais forte e rápido

PARA FICAR MOTIVADO

A prova pode inspirá-lo a cumprir os treinos necessários para a preparação. Para uma competição de 5 km, você terá que caminhar-correr praticamente um dia sim, outro não, evoluindo até completar um longão semanal de pelo menos 5 km. Se ainda está indeciso, tente assistir a uma prova na sua cidade: se fosse possível engarrafar a energia das linhas de largada e chegada, daria para abastecer seu carro por um ano!

PARA SE DESAFIAR

Quando corredores se reúnem em uma prova, inspiram-se uns aos outros. O entusiasmo ajuda atletas de todos os níveis a correrem mais com menos esforço. Quando completar sua primeira prova, provavelmente vai querer correr mais rápido. Amamos nos superar, e competições nos dão uma ferramenta de avaliação.

PARA EXPLORAR

Se você está cansado dos mesmos percursos nos treinos, uma prova em uma área ou parque desconhecido pode ajudá-lo a sair da rotina. Você pode descobrir o terreno e o cenário sem medo de se perder e, se gostar do local, voltar para um treino no futuro.

PARA APOIAR UMA CAUSA

Muitas provas com distâncias curtas, como os 5 km, existem para levantar fundos. A satisfação de correr para ajudar pesquisas, instituições ou ONGs é tão grande que você provavelmente não vai se importar que os “5 km” não tenham exatamente essa distância ou que os snacks pós-corrida acabem.

Você pergunte, Jeff responde
Em qual distância devo estrear em provas?

Os 5 km são uma meta possível para um iniciante, e há provas quase todo fim de semana. Você termina bem, sentindo que pode mais e de olho no calendário para marcar a próxima.

Qual é o erro mais comum entre os novatos?

Largar rápido demais. Faça do primeiro quilômetro o mais lento, com mais pausas para caminhada do que normalmente. Poupando no início, você consegue terminar inteiro.

Fato ou ficção? Não devo caminhar durante uma prova.

FICÇÃO A estratégia correr-andar pode ajudá-lo a manter as pernas fortes até o fim e não desacelerar no percurso. Ou até a terminar mais forte. E existe a regra “nunca experimente nada novo em dia de prova”. Se você não corre continuamente nos treinos, não faça isso em uma competição.

SHARE