Conheça o trajeto da Maratona de Boston

Por Heather Mayer Irvine

trajeto Maratona de Boston
Foto: John Kropewnicki / Shutterstock.com

As palavras “Maratona de Boston” trazem sentimentos e experiências que não podem ser expressas com palavras para maratonistas. O trajeto da Maratona de Boston é conhecido por ser um tanto infame; e também por seguir ao longo dos trilhos do trem – o que facilita a chegada das autoridades antes dos corredores. Mesmo assim, ela tem um lugar especial no coração de cada corredor que já cruzou a linha de chegada.

A rota peculiar, ponto-a-ponto, que consiste em descidas rápidas e declives arrebatadores de alma, passa por oito cidades e vilas, começando em Hopkinton e terminando na Boylston Street, em Boston. Se você está participando da corrida em 2019 pela primeira vez, veja como lidar com cada parte do percurso de Boston.

Trajeto da Maratona de Boston
Retirado do site da Maratona de Boston

Antes de ler a matéria até o fim, vale frisar que os títulos estão divididos por milhas, mas os valores foram alterados para km nos textos explicativos. A maior parte dos corredores vão estar com seus relógios ajustados para contabilizar os km, ao mesmo tempo em que as placas da prova vão estar em milhas. Fizemos essa escolha para facilitar o assimilamento ao longo da maratona.

Trajeto da Maratona de Boston: O começo

Você está sentado na Vila do Atleta na Escola Média e Secundária de Hopkinton por horas (sim, pois você precisa chegar muito antes do horário da largada). O clima é uma incógnita. Possivelmente está muito gelado. Ou chovendo. Ou –por milagre- pode estar quente.

Quando sua onda é convocada para trilhar o caminho até o início, as borboletas do seu estômago entram em uma vibração completa.

Você vai andar cerca de 800 metros da escola até a Main Street e esperar até que a arma se apague. Quando isso acontecer, segure a emoção e seus sentimentos. Correr em Boston pode ser muito emocionante, e você vai sentir isso a partir do momento em que cruzar a linha de partida.

Milha 1

O que é engraçado -e, ao mesmo tempo, salva muitos corredores -, é que nas ruas estreitas de Hopkinton e Ashland (a segunda cidade da corrida), o obstáculo impede que você corra nos primeiros 1500 metros, pois tem uma descida muito rápida. Há tempo de sobra para compensar os metros mais lentos, e isso será mais fácil do que tentar fazer com que suas pernas se sintam melhor no km 30, se você sair muito rápido.

Milhas 2 a 6

Embora existam algumas colinas, você ainda está indo para baixo, o que prejudicará suas pernas mais tarde, especialmente se você não praticou a corrida em declive.

Você passará por Ashland e Framingham, onde as estradas começam a se alargar e a multidão de corredores se afasta, o que te dá mais espaço para respirar. Os espectadores começam a pegar a marca dos 10K em Framingham, e pode ser fácil de acelerar, mas tente manter seu ritmo praticado. Ainda há muita corrida.

Milhas 7 a 11

Esta parte da corrida, que cobre Framingham e Natick, é bem plana, com uma pequena subida no km 17. Embora não seja uma zona morta quando se trata de fãs, ela não é imensamente povoada, especialmente quando você corre por Fisk Pond em Natick. (Nos dias quentes, é preciso muita força de vontade para não dar um mergulho rápido).

Esses quilômetros podem ser um pouco monótonos. Este é um bom momento para explorar alguns mantras motivacionais – não porque a corrida dói (ainda), mas porque você não tem tantos espectadores quanto você verá mais tarde.

No calor, esse trecho é especialmente brutal, pois não tem muita sombra das árvores.

Milhas 12 a 13.1

Você ouvirá bem antes de ver: as mulheres do Wellesley College e seu famoso Scream Tunnel. Enquanto você caminha pelas colinas ao longo da Rota 135, os estudantes universitários, à sua direita, o levarão até a metade do caminho com placas como “Beije-me, eu não corro!”

?#wellesleyscreamtunnel

A post shared by Arielle Wons (@a.wons) on

O Scream Tunnel vai lhe dar uma onda de energia. Você vai precisar, afinal. As colinas de Newton estão chegando.

Milhas 14 a 16

Parabéns! Você está oficialmente a meio caminho da famosa linha de chegada da Boylston Street. Logo depois do km 24 você experimentará uma grande descida. Aproveite para tentar proteger os seus quadris. Especialmente porque você terá, depois do km 25,5, uma subida íngreme e desagradável de 1,2 km. Isso à medida em que você vai para o viaduto da Rota 128.

Dica: Ouça atentamente. Os carros emitem um som de encorajamento.

Logo após o viaduto, sobre o qual não há espectadores, há uma parada de hidratação em declive e muito cheia. Newton Wellesley Hospital está à sua direita, assim como a estação Woodland T, o que torna isso imediatamente alto e encorajador. Está chegando!

Milhas 17 a 21, incluindo Heartbreak Hill

Logo depois do km 28 você fará uma curva acentuada para a direita na Commonwealth Avenue — Comm Ave., como os locais a chamam. Você não pode perder o quartel dos bombeiros de Newton à sua direita, com sua enorme placa “Boston Strong” na frente. Ao virar a esquina, você estará começando a parte mais notória da Maratona de Boston: as colinas de Newton, a série de quatro subidas que terminam com a Heartbreak Hill.

Mas quão ruim é Heartbreak Hill?

As multidões nas milhas 17 a 21 (respectivamente, dos km 27 ao 33,7) flutuam . Tanto espectadores como corredores conhecem a fama do Heartbreak e frequentemente tentam se alinhar lá.

Antes de chegar ao mais famoso obstáculo, você terá que enfrentar uma subida íngreme de um quilometro. As multidões estão realmente lotadas aqui, e pode ser fácil se deixar levar pela primeira subida.

Ou talvez não.

Então você vai bater a segunda colina, cerca de uma subida de 400 metros. Ao final dela, você corre por cerca de um quilômetro e meio antes de chegar à terceira colina, com mais de 700 metros íngremes. E então, depois de 32 km: Heartbreak Hill.

Mas não é a inclinação em si – 27,7 metros – que dá ao morro seu famoso nome: em 1936, Johnny Kelley buscava defender o título da Maratona de Boston. Kelley passou pelo líder Ellison “Tarzan” Brown, dando um tapinha nas costas do competidor na Newton Hill.

O tapinha jocoso alimentou o desejo de Brown de ganhar, o que ele fez. E isso, diz a lenda, quebrou o coração de Kelley. À esquerda da base da colina hoje, há uma estátua de um jovem Johnny “Elder” Kelley segurando a mão de seu eu mais antigo, intitulado “Young at Heart”.

#johnnykelley #youngatheart #heartbreakhill

A post shared by Boston Marathon (@bostonmarathon) on

Heartbreak Hill não é fácil e pode ser por isso que é a mais temida. Suas pernas foram desgastadas pela descida generosa da primeira parte da corrida, e Newton pede para você continuar subindo. Relaxe, dê passos curtos e respire.

Treino em subidas: saiba quais são os benefícios e veja dicas para começar

Milhas 22 a 25

Depois de escalar Heartbreak Hill, você é recebido com os gritos de bêbado dos estudantes do Boston College e, em seguida, entra em um declive, o que – pra ser sincero-, não é divertido para seus quadris.

Há uma ligeira calmaria da multidão quando você sai do Boston College. Se você não estiver com o seu psicológico equilibrado e fortalecido, é aqui que o desafio pode começar a ficar mais duro. Em alguns metros você entrará no Cleveland Circle, o coração de Brookline, onde as multidões estão pressionadas contra as barreiras dos dois lados. Preste atenção ao seu pé, pois os trilhos do bonde não são indulgentes.

Aproximando-se do km 38, você desce a encosta e passa pela avenida Massachusetts. As multidões diminuíram, fazendo desta parte do curso uma batalha física e mental. Continue em frente, suba o declive. Atrás de você; o letreiro da Citgo.

#kenmoresquare #citgosign #smellthefinishline

A post shared by Boston Marathon (@bostonmarathon) on

Perto dos últimos quilômetros, há a Kenmore Square. Como espectador, você mal consegue se mexer. Por tradição, os Red Sox jogam às 11h (horário de Boston) no Fenway Park, e os torcedores saem para as calçadas para pegar o bando de corredores.

Talvez um dos pontos mais emocionantes e motivacionais da corrida esteja localizado na milha 25.2 (ou também, no km 40,55). Você saberá quando chegar lá, porque há uma placa dizendo: “Uma milha a seguir”.

Milha 26 a 26.2

Aí vem a famosa curva à direita para a rua Hereford. Sim, existe uma pequena colina. Sim, as pessoas falam sobre como ninguém fala sobre aquela colina. Mas a adrenalina deveria estar aumentando nesse ponto. Tudo dói, mas você está quase na linha de chegada. Além disso, não há mais nada para te salvar. Agora é isso: empurrar.

Just one last turn. #leftonboylston #homestretch

A post shared by Boston Marathon (@bostonmarathon) on

A Boylston Street é extremamente plana. Esteja preparado: É um longo caminho até a linha de chegada, mesmo que você possa vê-la e possa ouvi-la. As calçadas estão cheias de espectadores gritando. Se você olhar para cima e para a direita, verá a placa do Hotel Lenox. Corra em direção a isso.

Enquanto você quer apenas cruzar a linha de chegada – pois, sabemos, tudo dói – absorva a Boylston Street. Correr em Boston é um privilégio, e antes que você perceba, tudo acabará.

Para acabar bem

Depois de cruzar a linha de chegada, os voluntários vão dizer para você se manter em movimento. Parece cruel, mas não pode ter muita gente no gargalo – até para que todos os corredores consigam ultrapassar a linha.

Você coletará seu cobertor, água, medalha e, antes de sair, sua bolsa de recuperação. Enquanto você trabalha para sair da multidão, coloque suas coisas na bolsa.

E depois, claro, encontre um lugar para desfrutar dessa vitória com uma refeição comemorativa e cerveja.