Vença o calor!

8 maneiras simples de combater as altas temperaturas

Foto: shutterstock.

A primavera e o verão são boas épocas para correr, mas as altas temperaturas podem ser um desafio. Abaixo, oito formas de lidar melhor com o calor durante a corrida.

1Fuja do sol forte

Procure realizar suas corridas bem cedo pela manhã ou no fim da tarde, começo da noite, quando as temperaturas estão mais agradáveis (treinar de manhã ainda ajuda seu humor durante o dia!). Se você tem um treino-chave, considere fazê-lo na esteira para que você possa pegar pesado sem ter que lidar também com o calor.

Leia mais:
Por que eu não consigo correr mais rápido?
5 receitas de águas saborizadas

2Hidrate-se adequadamente

Com as temperaturas mais altas, é importante aumentar a ingestão de líquidos. Antes de correr, tente beber pelo menos 225 ml de água ou bebida esportiva a cada hora. Considere levar água com você durante a corrida ou escolha uma rota em que você tenha um ponto de hidratação no caminho (alguns parques costumam ter bebedouros). Reabasteça-se pós-corrida com uma bebida esportiva.

3Corra perto da água…

Rios, lagos e oceanos normalmente criam condições mais frescas e agradáveis. Então, se possível, procure correr perto da água. Depois da corrida, dependendo do lugar, você ainda pode se refrescar com um mergulho.

4…ou na grama e na sombra

O asfalto retém calor e o irradia de volta para cima, o que aumenta a sensação de mormaço. Tente correr em parques ou em trilhas com cobertura de árvores.

5Use roupas claras e mais largas

Cores escuras absorvem os raios do sol, então prefira as opções mais claras, que refletem os raios. E evite as roupas mais justas, pois elas não permitem que o vento “passe”. Fique longe de algodão, que absorve suor e pode encharcar, e opte por tecidos sintéticos.

6Não esqueça do protetor solar

O filtro solar não apenas vai protegê-lo dos raios ultravioleta, mas uma camada do produto também manterá sua pele e corpo com temperatura um pouco mais baixa. Lembre-se de aplicar também nos dias nublados. Use FPS 30 ou acima.

7Escolha o equipamento certo para sua cabeça

Você perde muito da sua temperatura corporal pela cabeça. Não a cubra com um boné de tecido grosso. Em vez disso, prefira uma viseira ou boné com tecido respirável.

8Tente fazer pré-resfriamento

Baixar sua temperatura corporal na hora antes de sua corrida no calor reduz a velocidade com que ela vai aumentar assim que você colocar o pé para fora de casa. Isso significa que você vai conseguir correr mais e mais longe do que faria normalmente no calor. Uma pesquisa mostrou que o resfriamento rápido aumentou a performance em altas temperaturas em 3%. Você pode beber líquidos gelados, ficar em um ambiente com ar-condicionado e até colocar cubos de gelo sob o boné ou top de corrida.

COMPARTILHAR